O prefeito de Alvorada do Sul Marcos Pinduca prevê que o movimento de turistas na cidade deve aumentar neste final de semana por conta do decreto do governador Ratinho Junior. Com as cidades fechadas, a expectativa é que muita gente procure as chácaras.
Uma das medidas é a intensificação da barreira sanitária na entrada do município. Para o prefeito o grande fluxo de pessoas deve vir mesmo de Londrina, mas o fluxo deverá ser potencializado por toda região da AMEPAR que congrega 21 cidades.
Se Londrina não conseguir flexibilizar o decreto da quarentena o movimento deve aumentar ainda mais. Alvorada do Sul tem 11 mil habitantes, mas nos finais de semana chega a 15 mil. “Em finais de semana normais a barreira tem abordado cerca de mil carros por dia. Se precisar colocaremos mais pessoas na fiscalização para evitar filas”, afirmou Pinduca por meio da assessoria de imprensa da Associação.
Segundo a prefeitura, são cerca de 4 mil chácaras sendo que três mil delas tem estrutura residencial e de lazer. O lago da Represa Capivara tem cerca de 140 quilômetros de margem.
A barreira sanitária fica na PR 090 faz a abordagem dos veículos para saber o destino e a contagem de passageiros. A placa do veículo é anotada e verifica-se a previsão de tempo de estadia. Todos têm a temperatura medida e caso apresentem febre ou algum sintoma, são encaminhados diretamente ao hospital para avaliação médica.
Desde o início da Pandemia, Alvorada do Sul teve 23 casos de coronavírus, 19 pessoas já se curaram, duas pessoas morreram e atualmente seriam apenas dois casos ativos os casos atgivos estão em isolamento domiciliar.