Quatro partidos fizeram pré-convenção unificada neste domingo na câmara de Londrina. O encontro do PL, Patriotas, Solidariedade e PTC reuniu cerca de 90 pré-candidatos a vereador. Também participaram lideranças políticas como o deputado Luiz Nishimori PL, e o prefeito de Londrina Marcelo Belinati PP. O PL é um dos partidos que dão sustentação ao executivo na câmara com quatro vereadores.
O presidente do PL Ulisses Sabino informou que o objetivo foi organizar a montagem de chapas e discutir as regras do pleito. Com as mudanças na legislação eleitoral os partidos estão traçando novas estratégias para garantir vagas na câmara em 2020.
Uma dessas mudanças é o fim das coligações para as eleições proporcionais. Candidatos a vereador não terão mais o bloco no horário eleitoral gratuito em rádio e tv. Haverá apenas a exibição de inserções ao longo do dia na programação das emissoras.
Nas últimas eleições municipais em Londrina foram cerca de 350 candidatos a vereador distribuídos em 13 partidos. Este ano a briga pelo voto será ainda maior. “ Devem ser aproximadamente 700 candidatos filiados a 25 partidos” – prevê Ulisses Sabino.
Sabino avalia que partidos como PL, Patriota e Solidariedade devem eleger um vereador cada. Segundo ele, as chapas terão 29 candidatos com 30% destinados às mulheres. Lembrando que termina no dia 4 de abril o prazo para filiações partidárias. E a Janela para trocas será aberta neste dia 4.