São cada vez mais comuns casos em que a justiça precisa intervir para que pessoas infectadas – ou sob suspeita de infecção pelo novo coronavírus- cumpram o isolamento domiciliar. Agora foi a justiça em Wenceslau Braz que teve de ser acionada e concedeu liminar obrigando um servidor público da secretaria de saúde da cidade cumprir as medidas restritivas. O juiz acolheu pedido da promotoria de justiça local.
Segundo a ação, o servidor que é enfermeiro no município teve contato com uma pessoa com Covid-19 e mesmo notificado pela secretaria municipal de saúde, teria participado de uma festa com outras pessoas na cidade. O período de isolamento seria de 11 a 24 de maio. A multa em caso de descumprimento é de R$5mil.
Nesta quarta-feira, veio a notícia que a justiça em Marechal Cândido Rondon mandou um casal manter-se em isolamento. De acordo com a assessoria de comunicação do ministério público, o casal –que testou positivo para novo coronavírus- teria ido a uma manifestação em apoio ao governo federal em Brasília. O pedido também foi feito pela promotoria local.
Em Ribeirão do Pinhal, a promotoria de justiça também obteve liminares para manter em isolamento mãe e filho que testaram positivo e foram vistos circulando pelas ruas da cidade. A mulher inclusive foi vista em Cornélio Procópio – a 56 quilômetros do município onde mora.
O MP lembra que mais que comportamento desobediente a atitude configura crime.