Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Gaeco investiga primo do promotor Renato Lima Castro

29 jan 2018 às 22:22
Por: Diogo Hutt

José Lima Castro Neto, este é um dos onze nomes que aparecem na lista de investigados do Gaeco na operação ZR3, que apura casos de corrupção em mudanças de zoneamento em Londrina.  O Lima Castro do José não é mera coincidência quando analisamos que um dos promotores de defesa do patrimônio público de Londrina se chama Renato Lima Castro. Os dois são parentes, José seria primo de Renato. O que isso tem de extraordinário? De fato nada. Afinal não podemos escolher as decisões que cada um de nossos parentes ou amigos venham a tomar. No entanto, no país em que vivemos o normal é extraordinário e o extraordinário é normal.

No Brasil quem devolve uma carteira com dinheiro vira notícia nacional. Quem deixa o número do telefone no vidro de um carro estacionado depois de dar uma batidinha mesmo que de leve é tido como alicerce da moralidade. Por outro lado, parece não gerar estranheza respeitar a velocidade somente quando observamos a fiscalização ou jogar a ponta do cigarro pela janela do carro (cena recorrente no trânsito). Percebam a inversão dos valores.

Me parece que neste caso, do primo do promotor, por mais que pareça normal aos próprios integrantes do Gaeco investigar o parente de um colega de trabalho, confesso que é algo digno de destaque. Na minha humilde opinião serve para dar ainda mais credibilidade aos trabalhos, na medida que ninguém é poupado. Registra-se que foi o próprio Renato que se afastou da investigação.

O que vou escrever agora pode passar despercebido aos olhos de muitos ou gerar estranheza a outros, mas espero, sinceramente, que José não pague nada a mais do que de fato deve simplesmente por ser primo de Renato. Digo isso porque é absolutamente normal, no poder judiciário, advogados amigos de juízes terem um trabalho muito mais árduo quando em audiência presidida pelo amigo magistrado porque esse não quer que pairem dúvidas sobre a lisura e a imparcialidade de seu trabalho.

Pra finalizar, investigar o primo do colega é obrigação do Gaeco, mas não deixa de ser algo digno de uma nota de admiração.  

Nas próximas postagens volto a este assunto, vamos tratar da possibilidade de Renato voltar a participar das investigações nas demais fases da ZR3, sem parentes nas próximas fases me parece que não há motivos para ele não voltar, concordam?

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Zelensky diz que terá encontro com Trump sobre cessar-fogo com Rússia

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro diz que carta de Trump tem mais a ver com 'valores' e insiste em anistia

Política

Após derrubada do IOF, Haddad diz que aumento do imposto é "justiça social"

Política

Como será o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF? Veja explicação

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.