A disputada pela única vaga para o senado nas eleições de 2022 promete ser acirrada. Nos bastidores as conversas são intensas, e muitos políticos já estão colocando as “manguinhas” de fora.
Nesta sexta-feira 21, o Secretário Chefe da Casa Civil Guto Silva cumpriu agenda no norte do Paraná e num dos eventos foi anunciado pelo Deputado Cobra Repórter (PSD) como pré-candidato. A informação é da jornalista Soraia Barros do GTC (Grupo Tarobá de Comunicação) que cobriu a visita do secretário na região pela Tv Tarobá.
Cobra Repórter disse que Guto já tem o apoio de Maringá e pediu aos políticos de Londrina que também ajudem na campanha.
O Paraná está representando pelos senadores Álvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns. Os dois últimos têm mandato de oito anos. Dias deixa a casa no ano que vem.
Entenda como funciona a eleição para o Senado:
O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. O mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.
Em 2018, dois terços dos senadores estão chegando ao fim do mandato. Com isso, no dia 7 de outubro, serão eleitos 54 novos senadores para preencher as vagas que se abrem: duas para cada estado e o DF. Eles vão se unir aos outros 27 — um por estado — que ainda têm quatro anos de mandato pela frente.
Fonte: Agência Senado