O Ipem fez nova fiscalização em postos de combustíveis de Londrina nesta quarta-feira 03. O Instituto de Pesos e Medidas verifica a quantidade e a qualidade do produto vendido ao consumidor final.
De acordo com o gerente regional do IPEM Marcelo Trautwein, no período da manhã um posto – alvo de denúncia – foi fiscalizado e o instituto encontrou problemas. A fiscalização detectou irregularidade conhecida como bomba baixa em dois equipamentos. A diferença em prejuízo ao cliente era de 100 ml em 20 litros. As duas bombas foram lacradas.
Os fiscais do Instituto também expediram oito notificações por outras irregularidades como manutenção inadequada, má conservação, e ausência de registro da litragem vendida. Trauwein ressaltou que tais situações serão avaliadas pelo departamento jurídico. “Vai analisar se cabe penalizar com multa ou com reparo imediato”
As multas – caso seja confirmada a fraude- variam de R$100,00 a R$1,5 milhão em caso de reincidência. Outras denúncias vão ser checadas pelo IPEM.