O grupo é pequeno. De fato, são poucas pessoas lutando por uma causa que se der resultado vai beneficiar todos os londrinenses. O movimento que luta pela redução do IPTU em Londrina não se cansa de cobrar. Foram à Câmara, protestaram e denunciaram suposta fraude em assinaturas para que o projeto de iniciativa popular não avance. Foram ao ministério público inúmeras vezes para levar o caso aos promotores de justiça. Ganham pouco espaço na mídia, mas têm uma bandeira de coragem desfraldada.
Afinal o que move essa gente? Por que tão poucos abraçaram uma causa especialmente nobre? Esses que muitas vezes deixam seus afazeres e compromissos pessoais para ir as ruas, podemos chamar de CIDADÃOS. Isto é o exercício da cidadania. Mesmo sabendo que o legislativo está comprometido com o executivo por meio de distribuição de cargos e outros favores. Conscientes de que sua luta pode ser inglória. Lá estão eles. O aumento do IPTU abusivo em Londrina já caiu no esquecimento de muita gente. A boa vontade dos promotores de justiça e até procuradores em Curitiba é nítida porém a ação deles está limitada ao legalismo. Percebem que de fato, há uma desproporcionalidade na atualização da planta genérica de valores porém ficam de mãos atadas se não houver uma flagrante irregularidade no processo.
O executivo tentou minimizar os efeitos com projeto de congelamento da alíquota, e redução da taxa de coleta, porém isso ainda está em fase de tramitação.
Não fosses esses nobres cidadãos londrinenses e raríssimas manifestações na mídia, o aumento exorbitante do imposto já teria caído no esquecimento para alegria de muitos.