O prefeito de Londrina Marcelo Belinati pediu ao governador Ratinho Junior e ao secretário de saúde do Paraná Beto Preto que os exames para confirmação ou não da COVID 19 sejam feitos em Londrina. Foi por meio de uma videoconferência no final de semana.
Segundo Marcelo, o objetivo é acelerar o processo e garantir que medidas sejam tomadas para evitar o avanço da pandemia. No Paraná, os exames são feitos apenas no LACEN – Laboratório Central do Estado em Curitiba que leva de sete a 10 dias para emitir os resultados.
De acordo com a secretaria de saúde, Londrina aguarda 66 resultados de exames. Se os dados já tivessem sido disponibilizados as pessoas cujos exames foram descartados podem sair do isolamento mais rápido.
Marcelo Belinati lembrou que tanto o laboratório da prefeitura de Londrina quanto da UEL – Universidade Estadual de Londrina têm condições de realizar os testes. A Uel já colocou a estrutura à disposição do estado.
“Primeiro ajudaria o governo que desafogaria laboratório central. Segundo ajudaria demais a nossa cidade e poderíamos fazer pra toda região”, afirmou Marcelo durante a live deste domingo. O governo ainda não respondeu.
Ele ressaltou que o governo federal está comprando 22 milhões de testes rápidos.