O médico epidemiologista da 17ª regional de saúde Flavio Santa’anna afirma que o crescimento da COVID 19 em Londrina não está exclusivamente associado ao aumento de testes.
Em entrevista ao jornal TAROBÁ FM 101.7 no sábado, o especialista disse que é necessário cuidado nessa colocação para não cair num sofisma. “Se a gente estivesse num cenário que a doença não caminha numa tendência de aumento, não importa a quantidade de testes que você realiza. Se a doença estiver totalmente controlada testando mais ou testando menos a gente teria a mesma quantidade de casos positivos.”
O prefeito Marcelo Balinati afirmou durante a live que o aumento de casos em Londrina se deve ao maior número de testes.
Flávio Sant’anna lembra que o monitoramento e a vigilância tinham que ser ainda mais fortalecidos por conta da chegada da chuva e do frio. “Esse fortalecimento é impor pra gente poder agir em surtos pontuais, às vezes institucionais e locais para evitar casos secundários”.
Segundo ele, é preciso reforçar medidas até de renovação do ar porque as temperaturas elevadas tendem a concentrar mais as pessoas em ambientes fechados. Flavio Sant’anna alertou ainda para ocupação de leitos hospitalares e avaliar a assistência ofertada.
A entrevista completa está no podcast do jornal Tarobá FM no spotify.