O Ministro da Educação Mendonça Filho assina hoje a ordem de serviço para construção do primeiro bloco do IF-PR. Uma boa notícia que reforça a vocação de Londrina para a educação.
O terreno doado pela prefeitura fica na zona norte. O ministro vem a convite do deputado federal Alex Canziani, mas num momento em que a educação na cidade é tema de discussão e polêmica.
O prefeito Marcelo Belinati acabou com o ensino integral para o P4, medida que chamou a atenção do ministério público, conselho tutelar e gerou preocupação e instabilidade para os pais que deram as costas pra secretária durante uma audiência pública na câmara.
Depois da pressão, a Secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes anunciou que vai tentar garantir vagas a pelo menos as crianças em situação de risco.
No início do semestre, a Educação também esteve no olho do furacão com a proposta da prefeitura – que aliás fracassou – de aumentar a jornada de trabalho dos professores para cumprir a carga horária exigida pela legislação nacional.
A prefeitura então decidiu mandar pra câmara um projeto que autoriza contratação de novos professores para o município, mas em regime de cinco horas diárias.
O prefeito Marcelo Belinati poderia pedir ao Ministro e ao Deputado uma ajuda para minimizar a onda de más notícias para quem depende do ensino público.