O Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas participou de um “road show” em Nova York onde apresentou a 40 investidores o pacote de privatizações que estão em curso no Brasil e convidou os estrangeiros a conhecerem os modelos disponíveis.
As privatizações de portos, aeroportos e rodovias somam 33 ativos. Uma fonte do blog, disse que a apresentação de Tarcísio surpreendeu os empresários de modo positivo, mas muitos questionaram as incertezas econômicas e a instabilidade política no Brasil.
No entanto, o que chamou mesmo a atenção é que Tarcísio deu destaque para o futuro Anel de Integração. Investimentos de R$43 bilhões de reais em seis lotes distribuídos num estado que está bem posicionado e com saída para portos e mercosul.
O Anel conecta as principais cidades do Estado com rodovias duplicadas e com terceiras faixas, iluminadas com Led e Internet disponível gratuitamente ao usuário. O sistema será monitorado por câmeras em toda extensão e ainda vai oferecer serviços de resgate, guincho e socorro com veículos, ambulâncias helicópteros e outros recursos.
A previsão é que em junho de 2022, novas concessionárias já estejam administrando o Anel. Detalhe com tarifas bem inferiores as praticadas hoje, porém com mais praças de pedágio. Uma delas será no entroncamento da Pr 445 com a Br376 região de Mauá.
O Leilão será na bolsa de valores de São Paulo (B3).