O jornalismo da Tv Tarobá fez uma enquete com os vereadores para saber se votarão contra, a favor ou se ainda estão indecisos em relação a proposta original da planta de valores do IPTU.
Por enquanto o placar é o seguinte:
*Contra a proposta original:
Amauri Cardoso, Boca Aberta, Daniele Ziober, Eduardo Tominaga, Felipe Prochet, Gerson Araújo, Junior Santos Rosa, Mario Takahashi e Vilson Bittencourt.
*A favor: Jamil Janene
*Indecisos: Jairo Tamura, João Martins, Péricles Deliberador, Filipe Barros, Estevão da Zona Sul e Ailton Nantes.
*não conseguimos contato: Guilherme Belinati, Roberto Fu e Rony Alves.
Como se vê, a proposta original não passa. Isto significa que a prefeitura terá que fazer alterações se quiser aprovar a matéria. É preciso lembrar que o projeto ainda tramita nas
comissões e ainda pode ser modificado. Além disso, a os próprios vereadores podem propor emendas com base nas sugestões da audiência pública. O produtor Bruno Maffi ligou para cada um dos 19 e teve dificuldades para encontrar uma resposta objetiva.
Importante salientar também que essa é uma enquete momentânea e não expressa a opinião final dos vereadores sobre o projeto. O jornalismo da Tv Tarobá está à disposição e entenderá qualquer mudança de posicionamento diante da complexidade da matéria.
Vereadores tem suas posições políticas e convicções pessoais. Também há aqueles que tem obrigações políticas com o executivo. Não é novidade que muitos parlamentares indicam cargos em comissão na administração municipal ou são agraciados com secretarias onde podem nomear assessores.
A maioria concorda que a revisão na planta é necessária porém respeitando a capacidade contributiva da população e critérios de justiça fiscal.