O secretário de Obras João Verçosa reviu a previsão que havia passado ao portal Tarobanews na manhã desta quinta-feira, 16, e anunciou a liberação do viaduto da avenida Dez de Dezembro para esta sexta-feira, 17. Antes a versão é que a empreiteira pediu mais prazo e a liberação só ocorreria na semana que vem.
Depois que o blog publicou a matéria, veio a informação da assessoria de imprensa da prefeitura convidando os veículos de comunicação para o evento nesta sexta-feira, as 11h30 da manhã. Até o fechamento desta edição, ainda não havia alteração na “nova previsão”.
Questionado pela reportagem sobre a mudança, o secretário Verçosa disse que foi ao local dizendo que iria pressionar a construtora para acelerar os trabalhos. “Nem que tenha que trabalhar de noite”, disse Verçosa. Ele admitiu que a obra não estará totalmente concluída, mas a ideia é liberar o tráfego.
O blog teve acesso ao novo pedido de mais prazo do cronograma físico financeiro feito pela empresa Hejos Construções Civis que prevê a conclusão apenas no dia 15/08 conforme documento protocolado no SEI-Sistema Eletrônico de Informações da Prefeitura de Londrina ao qual o blog teve acesso. Já foram 18 aditivos.

O aditivo é apenas de prazo não havendo ônus para o município. A Copel está removendo um poste próximo a junção da avenida com o início do viaduto. É neste ponto que há um desvio no traçado que tem gerado polêmica por conta do risco de acidentes. A pista sinuosa foi a solução encontrada para evitar aumento no custo da obra. Se o trajeto fosse em linha reta – que seria o ideal- haveria necessidade de desapropriar áreas particulares no entorno.
O secretário João Verçosa disse que a velocidade máxima ali será de 50 quilômetros por hora e a sinalização será reforçada. O prazo inicial de entrega era dezembro de 2019, depois ficou para março de 2020, mas só em maio o tráfego foi liberado na rotatória com Av. Dom Geraldo Fernandes (Leste Oeste). O investimento é de R$18 milhões.
CMTU vai monitorar tráfego
O diretor de trânsito da CMTU Sérgio Dalbem não descartou a instalação de radares futuramente. “ Vamos monitorar o tráfego no local e avaliar a necessidade de redutores e radar”- destacou.
Dalbem lembrou que as operações feitas com radares móveis em trechos da avenida Dez de Dezembro mostram que muitos motoristas abusam da velocidade. “Já flagramos motoristas acima dos 120 km/h”, disse o diretor da CMTU.