O número de óbitos em Cornélio Procópio provocados pela covid-19 subiu novamente. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado no final da tarde desta sexta-feira, 19. A cidade acumula 13 mortes e 222 casos confirmados desde o início da Pandemia.
O que chamou a atenção é que até o início de maio a cidade tinha apenas um caso confirmado e nenhuma morte. O número de pessoas contaminadas com a doença começou a aumentar a partir de uma festa realizada no dia primeiro de maio que reuniu dezenas de pessoas. Desde então a prefeitura da cidade reforçou as medidas restritivas e intensificou a fiscalização sobre bares e outros estabelecimentos que promovem aglomerações.

De acordo com o boletim, 121 pessoas já foram curadas e 86 estão sob investigação. A boa notícia é que a cidade inaugurou nos últimos dias 10 leitos de UTI instalados na Casa de Saúde Dr. João Lima conforme o blog informou.
O novo coronavírus está avançando em todo estado, mas alguns dados chamam a atenção. Ponta Grossa que tem mais de 300 mil habitantes registrou um óbito desde o início da Pandemia e cerca de 200 casos confirmados. A taxa de ocupação de leitos na cidade é relativamente baixa, com apenas um paciente em UTI.
A prefeitura da cidade decretou nesta sexta-feira o toque de recolher das 23h às 6h. Nesta faixa de horário nenhum cidadão poderá sair para as ruas.
Conforme dados da SESA- Secretaria Estadual de Saúde, Cornélio Procópio coloca a 18ª regional de saúde como líder no coeficiente de mortalidade por covid 19 no Paraná. A 17ª Regional com sede em Londrina vem em segundo lugar, seguida de Cascavel sede da 10ª Regional de Saúde. Importante ressaltar que não se trata de números absolutos, o coeficiente leva em conta o número de óbitos em relação à população.
Fonte dos dados sobre coeficiente: Sesa-Pr
coronavirus.pr.gov.br