O Sinttrol- Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Londrina protocolou na CMTU- Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização um documento cobrando o cumprimento dos termos acordados no início de junho.
O Sindicato questiona que até o momento o município não teria feito o repasse de recursos às empresas do Transporte Coletivo dos valores referentes ao reequilíbrio econômico-financeiro que condicionam o pagamento do PPR – antigo anuênio.
O Sinttrol anexou os acordos assinados pelo Prefeito Marcelo Belinati PP que evitaram uma greve da categoria no início de junho. “É imperativo lembrar que a composição só foi possível a partir de compromissos firmados pelo poder público” diz o comunicado assinado pelo presidente do sindicato José Aparecido Faleiros.
O acordo com as empresas e municipalidade prevê o pagamento do PPR de 2020 em parcela única; PPR 2021; e incremento de R$50 do ticket alimentação. O PPR de 2021 seria pago em duas vezes. 10/06/21 e 01/12/2021.
O termo endereçado ao prefeito e ao presidente da CMTU Marcelo Cortez solicita que o poder público adote em regime de urgência medidas que “visem o equilíbrio econômico do contrato de concessão, sobretudo com aceleração dos estudos de reequilíbrio econômico contratual, visando garantir aos trabalhadores a concretização dos singelos avanços alcançados”.
Em entrevista ao blog, o presidente do Sinttrol lembro que na assembleia do dia 8 de junho quando os trabalhadores votaram por aceitar a proposta, um terço da categoria foi contra. Segundo ele, caso o poder público não tome medidas urgentes para cumprir o compromisso firmado, o sindicato deverá chamar nova assembleia.
Termo de Compromisso 05.06.2021 Prefeitura-SINTTROL-TCGL-LONDRISUL-METROLON E CMTU.pdf