O Sinttrol- Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Londrina comunicou o blog que o PPR de 2020 vai ser depositado ainda neste mês.
O impasse vinha se arrastando desde o ano passado, e só foi viabilizado depois de muitos protestos da categoria. O PPR – Programa de Participação nos Resultados substituiu o antigo anuênio e sobre o benefício não recaem encargos.
Apesar da sigla, o PPR não significa participação nos lucros ou resultados. Trata-se de uma “troca” acordada entre Sindicatos Patronal e dos trabalhadores para diminuir a carga tributária às empresas. O “abono” equivale em média a 70% do salário do colaborador pago em duas parcelas. No entanto, existem empregados que recebem mais e outros menos. Dependendo da época da contratação.
Por conta da Pandemia, as empresas TCGL e Londrisul enfrentaram dificuldades financeiras para honrar o compromisso. A Prefeitura de Londrina reconheceu que houve um desequilíbrio econômico financeiro no contrato de concessão e fez repasse às operadoras.
O Presidente do Sinttrol José Aparecido Faleiros informou que finalmente o acordo foi cumprido. “A empresa tem 15 dias de prazo a contar do depósito em conta judicial para repassar aos trabalhadores“ explicou.
Já o PPR de 2021 está sendo analisado no contexto dos estudos do desequilíbrio econômico financeiro das empresas feitos pela CMTU- Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e ainda não tem data definida para ser pago.