Tão variado quanto a culinária do Brasa Festival é o seu cardápio de bebidas. Entre as estações exclusivas estará a do gin, que irá protagonizar drinks refrescantes, para quem aprecia uma bebida leve e aromática para acompanhar os pratos do festival.
Nos últimos anos, o gin se tornou um dos queridinhos dos brasileiros. Presente nos cardápios de bares e restaurantes, ele está na maioria das comemorações, de churrascos a baladas, festas entre amigos e até mesmo em casa, uma vez que a tendência mundial do DIY (Do It Youserlf, que significa Faça Você Mesmo) chegou ao Brasil e tem tudo a ver com essa bebida versátil, que é a base de muitos coquetéis.
O gin surgiu no século XVII, na Holanda. Ele foi criado por acaso, durante uma pesquisa do médico Francisco de la Boie, que tinha o intuito de chegar a um remédio diurético e que aliviasse problemas renais.
No entanto, ao misturar zimbro a um destilado de cereais, o que deveria ser um medicamento acabou ficando conhecido como gin e caindo no gosto do público até hoje, graças ao seu sabor diferenciado e com notas herbais e cítricas.
Com produção parecida com a da vodka, com a diferença de ser destilado uma segunda vez com zimbro, o gin leva ingredientes variados, permitindo que cada destilaria elabore sua própria receita. O zimbro e o destilado de cereais combinam com muitas substâncias – entre elas, o limão, a laranja e a canela. A maioria dos fabricantes mantém a bebida durante pelo menos 24 horas no alambique e, na sequência, acrescenta as especiarias, para dar o aroma e sabor diferenciados ao final da produção.
O drink mais famoso que tem gin em sua composição é o Gin Tônica, criado pelos ingleses por volta de 1857, também com fins medicinais. Para combater a malária, soldados ingleses tomavam uma substância com gosto amargo e, para mascará-lo, passaram a adicionar à água produtos como o açúcar, o limão e o gin. Nasceu assim a primeira versão do Gin Tônica, que foi evoluindo com o tempo, até chegar à receita famosa que leva água tônica.
Para saborear o frescor e a leveza desse drink cheio de popularidade, os participantes do 3º Brasa Festival terão à sua disposição uma estação exclusiva de gin, durante as 7 horas de realização do evento, que acontece no dia 23 de setembro, no Seminário São José.
BRASA FESTIVAL