Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel

Cascavel sobe no ranking de saneamento básico do país

20 mar 2024 às 17:03
Por: Portal Tarobá

Cascavel é a nona cidade brasileira do país com melhores indicadores de saneamento, conforme ranking divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Trata Brasil, com dados referentes a 2022. No Paraná, a cidade fica atrás apenas de Maringá, que ocupa a primeira posição no ranking.


Além disso, o estado tem outras cidades entre as mais bem posicionadas do país, todas atendidas pela Sanepar: Ponta Grossa em 10º, Foz do Iguaçu em 13º e Londrina em 14º. São José dos Pinhais em 21º e Curitiba em 22º também estão na lista das 50 cidades brasileiras com melhores indicadores na área.


A capital do Oeste se mantém no cenário nacional pelos índices alcançados no sistema de abastecimento com água tratada e no sistema de coleta e tratamento do esgoto, graças aos esforços e investimentos feitos pela Sanepar ao longo dos 52 anos de atuação na cidade. E mesmo tendo sido considerada como cidade universalizada, os investimentos não param. A Sanepar está ampliando o sistema de captação e de armazenamento de água. 


A Companhia tem programado investimentos de R$ 1,086 bilhão para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Cascavel, até 2048. Parte desses recursos está direcionada para duas importantes obras que se iniciaram no mês passado, com a ampliação da capacidade de oferta e a de reserva de água. Está sendo construída uma nova captação que fará a transposição da água do Rio do Salto até o Rio São José e está sendo instalado mais um reservatório de água para a região do Bairro Morumbi.  


A presença da Sanepar em Cascavel permitiu a expansão urbana, o crescimento vertical e o desenvolvimento econômico da cidade. A área ambiental teve grande aporte de recursos financeiros que possibilitaram, entre tantas ações, readequar o Lago Municipal Paulo Gorski, ampliar a cobertura florestal, melhorar a qualidade das águas dos rios e mananciais da cidade. Recentemente, a Sanepar concluiu as obras de desassoreamento que revitalizaram o Lago Municipal da cidade.


ESTRUTURA - A Sanepar implantou na cidade mais de 1,8 milhão de metros de redes de distribuição de água, captações em quatro rios: São José, Cascavel, Peroba e Saltinho, 16 poços e uma nova e moderna estação de tratamento de água, que abastecem os mais de 136,5 mil domicílios. Mais de 1,6 milhão de metros de redes coletam o esgoto dos imóveis e transportam para as quatro estações de tratamento distribuídas na cidade, garantindo tratamento a 100% do material coletado. A cobertura da rede de abastecimento chega a 100% do perímetro urbano da cidade e a rede de esgoto já está disponível para mais de 99% dos moradores da cidade. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Megaoperação de segurança mobiliza forças em Londrina para as festas de fim de ano

Economia
Imagem de destaque

Congresso deve votar nesta sexta Projeto de Lei Orçamentária 2026

Economia

Alta de 28,6% nas exportações para a China compensa tarifaço americano

Política

Lula sobre fraude no INSS: ‘Se tiver filho meu nisso, será investigado’

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Pai e filho estão entre os mortos em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Mãe de jovem morto no Cafezal desabafa após suspeito de homicídio ser liberado

Cidade
Londrina e região

Pastor de 50 anos morre em acidente de carro em Bela Vista do Paraíso

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.