Cinco secretários pediram exoneração de seus cargos para disputar as eleições municipais em 2024. A legislação prevê que os secretários que pretendem concorrer por uma vaga no legislativo, precisam sair dos seus cargos com seis meses de antecedência. Os secretários que foram exonerados são: Régis Choucino, da agricultura; Ronaldo Siena, do ambiente; Marcelo Oguido, da Fundação de Esportes de Londrina; Bernardo Pellegrini, da cultura e Péricles Deliberador, superintendente da Acesf.
O Prefeito Marcelo Belinati (PP) afirmou que as pastas que tiveram a saída de seus titulares, serão assumidas de forma interina por funcionários de carreira.
Nesta segunda-feira (08), assumiram os cargos interinamente: o chefe de gabinete José Otávio Sanches Ereno agora acumula a pasta da Cultura; o presidente do IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento) Urbano Gilmar Pereira agora também responde pela Secretaria de Agricultura; André Chen assume a SEMA; Claudemir Fattori a FEL e Ademir Gervásio a superintendência da Acesf.
Além dos secretários, os servidores de carreira com interesse em concorrer a uma cadeira no legislativo, devem se afastar de seus devidos cargos 90 dias antes do pleito.