As eleições deste domingo (06) no Paraná foram marcadas por ocorrências de boca de urna, propaganda irregular e compra de votos em diversas cidades do estado.
De acordo com o balanço parcial das autoridades, um total de 61 casos de boca de urna foram registrados até o momento, com destaque para São José dos Pinhais, que contabilizou sete ocorrências, seguido por Umuarama e Londrina, com três e dois casos, respectivamente.
Além das infrações eleitorais relacionadas à boca de urna, as autoridades também identificaram 18 ocorrências de propaganda irregular, sendo Curitiba a cidade com o maior número de casos, somando três registros.
Outras cidades, como Borrazópolis, Cascavel e Pinhais, também foram alvo de fiscalizações, resultando em diversas notificações.
Três candidatos foram detidos por prática de boca de urna nas cidades de Itaúna do Sul, Marumbi e Mandaguari.
No total, 31 pessoas foram detidas em diversas cidades por motivos que variam entre compra de votos, tentativa de violação do sigilo do voto e transporte irregular de eleitores.
Borrazópolis e Campina Grande do Sul concentraram o maior número de detenções, com oito e quatro pessoas presas, respectivamente.
As autoridades continuam monitorando as irregularidades para garantir o andamento correto do pleito e reforçaram a importância da participação cidadã para denunciar infrações eleitorais.