Todos os locais
Todos os locais
Arte

Festival de Dança de Londrina promove extensão virtual com o tema “Arte e Sobrevida”

27 ago 2020 às 08:06
Por: Redação Tarobá News
Foto: Jaqueline Vieira -

Teatros fechados, atividades culturais canceladas, tentativas de reconstituir a dimensão da presença cênica por meio da internet. A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e ventos de transformação para a classe artística. Passados mais de cinco meses de isolamento social, o Festival de Dança de Londrina convida o público a pensar a respeito dos caminhos já trilhados e os questionamentos que ainda ficam sobre o papel da arte neste momento histórico.  

De sexta (28) a domingo (30), o Festival promove a extensão “Arte e Sobrevida”, com a exibição de espetáculos on-line e conversas ao vivo com artistas de Londrina, do Brasil e radicados no exterior. Toda a programação é gratuita e está disponível no site

Os espetáculos na íntegra ficam disponíveis para audiência no canal do Youtube do Festival da sexta, às 20 horas, até o domingo, às 23h59, podendo ser acessados em qualquer tempo dentro deste período. Serão quatro vídeos: “Terra Desmedida”, do Teatro de Garagem (Londrina-PR), “Ficções do Interlúdio”, de Tânia Farias e Lucas Fiorindo (Porto Alegre-RS/Maringá-PR), “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR), e uma coletânea com trechos históricos de montagens do grupo Boca de Baco, que completa 30 anos em Londrina em 2020. À exceção deste, convidado especial, os três primeiros foram escolhidos na seletiva 2019 do Festival e pertencem ao recorte local da programação.  

“Planejávamos uma extensão presencial, como a que realizamos no Aniversário de Londrina ou em outros períodos do ano, com apresentações e oficinas blocadas em um fim de semana. Entretanto, com a pandemia, tivemos de repensar o formato. Aproveitamos a transformação para propor uma reflexão sobre isto tudo que estamos vivendo”, explica Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival. A proposta é que os diálogos toquem em tópicos importantes sobre a retomada de uma potência de vida em um momento com tantas incertezas, isolamento e mortes. As artes da cena – especialmente a dança, o teatro e a performance -, que lidam com o convívio e com a presença, estão no centro dos impasses. Ao mesmo tempo, seus porta-vozes, os artistas, podem intuir caminhos a serem desbravados. 

A abertura acontece na sexta-feira, dia 28 de agosto, às 20 horas, com uma breve apresentação dos coordenadores Danieli Pereira e Renato Forin Jr., seguida de um encontro com o Teatro de Garagem, grupo londrinense com 14 anos de estrada. Ele convida a atriz e produtora cultural Mel Campos, atualmente radicada em Roma (Itália), para “Territórios do corpo em um contexto de ausências”. O bate-papo é sobre a importância dos corpos, em suas diferenças e diversidades, como locais de falas e experiências que precisam urgentemente ser ouvidas para a concretização da democracia. “Terra Desmedida”, espetáculo com direção de Everton Bonfim, traz personagens que escolhem correr riscos e dançam ao amor e à guerra no contexto de opressões de uma sociedade pós-apocalíptica.  

Outras notícias

25º Festival Kinoarte de Cinema premia vencedores de curtas-metragens

Festival Kinoarte movimenta o fim de semana com sessões de cinema no Villa Rica

Começa nesta sexta a 25ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina

No sábado, dia 29, às 19 horas, o tema da conversa é “Poesia como respirador”. Tânia Farias, integrante do histórico grupo de atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz” (Porto Alegre-RS), e o ator e dramaturgo Lucas Fiorindo convidam Rodrigo Mercadante, fundador da Cia do Tijolo (São Paulo-SP). Eles abordam a importância dos caminhos sensíveis da poesia – uma arte comunitária desde as suas origens - em tempos de embrutecimento e solidão. A montagem “Ficções do Interlúdio”, dirigido por Tânia, é inspirado nos textos dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa. Na trama, o personagem homônimo depara-se com um fracasso e passa a questionar o sentido profundo do seu teatro.  

O domingo de fechamento da programação, dia 30, enfileira duas conversas com artistas londrinenses de diferentes gerações. A primeira, às 18 horas, celebra os 30 anos de um dos grupos mais emblemáticos do teatro de Londrina, o Boca de Baco. Membros-fundadores da trupe relembram histórias desta trajetória e convidam o diretor paulista Luiz Valcazaras, que assinou montagens e desenvolveu com os atores o seu Núcleo de Investigação Teatral (NITe).  O nome do bate-papo é “Elogio do Encontro – teatro, festa e partilha nos 30 anos do Boca de Baco”, uma ode às celebrações de caráter estético e político que o grupo sempre promoveu na cidade. O público poderá assistir, dentre os vídeos disponibilizados, a um compacto inédito de cenas das principais montagens destas três décadas. 

Na sequência, às 20 horas, o Núcleo Ás de Paus (Londrina-PR) entra ao vivo para falar sobre “A poética e a política das ruas como salvação ao isolamento”. O convidado é Rafael de Barros, ator e palhaço formado em Artes Cênicas pela UEL e atualmente cursando mestrado pela ECA-USP, em São Paulo. Dentre as muitas questões, eles refletem sobre as perspectivas de retomada da tribuna democrática das ruas, como palco, após os tantos meses de isolamento. O vídeo que o Ás de Paus apresenta é da vivência-espetáculo “Encontro de Gigantes”, que ocupa espaços públicos e convida crianças de uma determinada comunidade para descobrirem-se gigantes por meio das pernas-de-pau e de jogos cênicos.  

Cada bate-papo tem, aproximadamente, uma hora de duração. A extensão “Arte e Sobrevida” fecha a programação do 17º Festival de Dança de Londrina, cuja mostra oficial aconteceu de 3 a 13 de outubro de 2019 e contou ainda com uma extensão comemorativa no aniversário de 85 anos de Londrina, de 11 a 13 de dezembro do ano passado.  

Serviço: 
17º Festival de Dança de Londrina 
Arte e Sobrevida (extensão on-line) 
28 a 30 de agosto de 2020 

Exibição de espetáculos on-line e conversas ao vivo sobre potência de vida por meio da arte em tempos de pandemia.  
Programação: www.festivaldedancadelondrina.art.br 
Canal dos vídeos e transmissões: www.youtube.com/FestivaldeDancadeLondrina 

28 de agosto (sexta-feira), às 20 horas
Abertura: com Danieli Pereira e Renato Forin Jr.
Conversa: Territórios do corpo em um contexto de ausências
Teatro de Garagem (Londrina) convida Mel Campos (Itália)
Espetáculo: Terra Desmedida (Teatro de Garagem) 

29 de agosto (sábado), às 19 horas
Conversa: Poesia como respirador
Tânia Farias e Lucas Fiorindo (Porto Alegre | Maringá) convidam Rodrigo Mercadante (São Paulo)
Espetáculo: Ficções do Interlúdio (Tânia Farias e Lucas Fiorindo)  

30 de agosto (domingo), às 18 horas
Conversa: Elogio do Encontro – teatro, festa e partilha nos 30 anos do Boca de Baco
Boca de Baco (Londrina) convida Luiz Valcazaras (São Paulo)
Espetáculo: Trechos de montagens do Boca de Baco 

30 de agosto (domingo), às 20 horas 
Conversa: A poética e a política das ruas como salvação para o isolamento
Núcleo Ás de Paus (Londrina) convida Rafael de Barros (São Paulo)
Espetáculo: Encontro de Gigantes (Núcleo Ás de Paus) 

(Com assessoria)

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Festival de Graffiti Capstyle será neste final de semana em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Museu Internacional de Arte será instalado em Foz do Iguaçu

Arte

FILO 2022 divulga novos espetáculos e apresentações até quinta

Arte

Mostra de fotos propõe um “Um Novo Olhar” para a Síndrome de Down

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Vídeo mostra momento em que jovem cai de edifício em Balneário Camboriú e morre

Cidade
Londrina e região

Agricultor encontra cadáver em avançado estado de decomposição na zona norte

Cidade
Cascavel e região

Após ser despejada, mulher fica três dias morando em meio a chuva no Parque Verde

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.