Criatividade e 60 latas de tinta spray transformaram o muro do Colégio Estadual Olavo Garcia, no conjunto Avelino Vieira, zona oeste de Londrina. No lugar da pintura velha e descascada estão obras de arte de 12 grafiteiros de Londrina, que cederam seu tempo e talento para dar alegrar a visão de quem passa pelo local.
"Um projeto que une a comunidade, mostra a importância da escola e do bairro para quem vive lá e ensina muito sobre trabalho em equipe. Tudo que conseguimos sempre foi com muita luta”, afirmou a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Alejandra Astrid León Cedeño, uma das coordenadoras da ação.
No sábado (21), os alunos e pais fizeram um mutirão pra pintar o muro de branco e prepará-lo para a intervenção artística. A atividade foi resultado da união de forças entre comunidade, educadores e instituições comunitárias e públicas ligadas a educação, como a Associação Ciranda da Cultura, a Pastoral da Criança, o projeto de Hip Hop do Vista Bela, o cursinho Comunitário UBUNTU e a UEL.
Programações culturais
Além dos grafites, a tarde do domingo é dedicada a oficinas organizada pelos próprios alunos e professores da escola. São pelo menos 14 atividades programadas, como oficinas de teclado, dança do ventre, como fazer um currículo, poesia e para finalizar, um show de talentos, além de apresentações de rap, danças urbanas e samba.
(Com assessoria de imprensa)