O Museu Histórico Padre Carlos Weiss da UEL exibe neste final de semana a "Mostra audiovisual Múltiplo Leminski". Serão exibidos - sábado (23) e domingo (24), a partir das 16 horas - curta-metragem, longa-metragem e documentários sobre a vida e obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A atividade é aberta ao público e faz parte da mostra temporária sobre o poeta paranaense, Múltiplo Leminski, aberta no último dia 14, no próprio Museu.
Na programação de sábado (23) está prevista a exibição dos curtas O Poeta (2001) e Polaco Loco Paca (1987), do longa-metargem Belowars (2008), e do documentário Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985).
Já no domingo (24), serão exibidos o documentário Fazia Poesia- Poemas de Paulo Leminski (2004) e o filme Ex Isto (2010).
Múltiplo Leminski - A exposição sobre Paulo Leminski está na ala de mostra temporária do Museu Histórico Padre Carlos Weiss da UEL. A mostra reúne mais de mil itens e objetos pessoais, desde produções rascunhadas em guardanapos, laudas datilografadas, quadros, uma coleção de dicionários, livros publicados e até discos que trazem letras de Leminski gravadas por grandes nomes da MPB.
A visitação está aberta de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos domingos, das 13h30 às 17 horas.
Confira a Programação da Mostra:
Sábado (23)
O Poeta (2001, 5 minutos - Classificação livre) - Curta metragem de Paulo Munhoz que mistura técnicas de animação 2D, 3D e rotoscopia sobre imagens captadas digitalmente. O ponto de partida é o poeta que deseja escrever uma carta sobre sua cidade.
Belowars (2008) - 71min - Classificação livre) - O longa-metragem tem direção de Paulo Munhoz, direção de animação de Walkir. Animação 2D. Roteiro baseado no livro infantojuvenil "Guerra dentro da gente", de Paulo Leminski.
Polaco Loco Paca (1987 - João Knijinik - 10 minutos) - Curta-metragem histórico que cobre a passagem dos Leminski pela cidade de Porto Alegre na década de 80.
Ervilha da Fantasia - Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985), Werner Schumann (30 minutos - classificação livre - Bem-humorado documentário estruturado a partir de uma antológica entrevista que Leminski concedeu a Werner, em que discorre sobre o processo de criação, especialmente a poesia. Com Sylvio Back, Geraldo Magela e Paulo Friebe.
Domingo (24)
Fazia Poesia- Poemas de Paulo Leminski (2004), Carlos Deiro e Mario Gallera (30 minutos - classificação livre) - Leitura de poemas intercalado com apresentação musical de parcerias de Paulo Leminski e Mário Gallera, com Alice Ruiz, Aurea Leminski, Estrela Leminski, Paulo Vitola e Mario Gallera.
Ex Isto (2010), Cao Guimarães (86 minutos) - Classificação: indicação acima de 16 anos. Um filme livremente inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: "E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?". Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.
Com informações Agência UEL