Pensar um mundo sem pobreza e sustentável deveria ser algo recorrente a todos. Idealizando isso e também em como atrair pessoas do mundo inteiro à discussão, a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu em 2015, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem cumpridos até 2030.
O Movimento Nós Podemos Paraná, que integra o poder público, setor privado e a sociedade civil, analisou os objetivos da ODS e a baixa adesão dos paranaenses e teve a iniciativa de criar a exposição ODS & ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo. Foram selecionados 17 artistas do Paraná para cumprirem a missão de transforar os 17 em objetivos em imagens.
A exposição viaja o Brasil e o Mundo e estará exposta em Cascavel de 27 de novembro a 06 de dezembro, no Hall de entrada do Teatro Municipal Sefrin Filho.
Objetivos e artistas
O primeiro item da lista é a Erradicação da pobreza, quem fez a obra foi o artista Alfi Vivern. O segundo objetivo é Fome zero e agricultura sustentável, Francisco Borges Laranjal foi o artista responsável pela obra. Saúde e bem-estar, terceiro item, obra criada por Rettamozo. Marisa Vidigal é a artista responsável pela obra do item Educação de Qualidade. O item Igualdade de gênero do ser humano foi representado pela artista Katia Velo. O sexto objetivo é Água potável e saneamento, a artista responsável foi Elisiane Correa Wenger. O objetivo Energia acessível e limpa foi representado por Estela Sandrini. Emprego digno e crescimento econômico foi representado por Meg Gerhardt. O nono objetivo, Indústria, inovação e infraestrutura, foi representado pelo artista Marcello Romeiro.
Claudia Lara ficou responsável pelo décimo objetivo, Redução das desigualdades. Luiz Gustavo Vidal representou o décimo primeiro item, Cidades e comunidades sustentáveis. Consumo e produção responsáveis foi representado por Leopoldino de Abreu. Denise Abujamra foi a artista responsável pela obra do objetivo Combate às alterações climáticas. Vida debaixo d’água é o décimo quarto objetivo, representado pelo artista José Humberto Boguszewski. Já o objetivo Vida sobre a terra foi representado por Sandra Hiromoto. Paz, justiça e instituições eficazes foi representado pelo artista Osmar Carboni. O último objetivo, Parcerias e meios de implementação, foi representado pela artista Suzana Lobo.
O projeto
ODS & ARTE é um projeto inédito, idealizado e coordenado por Nemécio Müller, com coordenação artística de Osmar Carboni e curadoria de Sabine Feres, vice-presidente da APA/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná.