Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Escritor e biógrafo de Hemingway, A. E Hotchner morre aos 102 anos

17 fev 2020 às 17:36
Por: Estadão Conteúdo
Foto: reprodução -

Escritor e dramaturgo americano - e biógrafo e amigo de Ernest Hemingway -, A.E. Hotchner (1917-2020) morreu no sábado, 15, aos 102 anos, em sua casa em Connecticut, de acordo com seu filho Timothy Hotchner.

Em 2018, ele lançou seu último livro, o romance The Amazing Adventures of Aaron Broom, sobre um menino de 12 anos que tem o mesmo nome do autor e cresceu em St. Louis, como o próprio Hotchner. À época do lançamento, o autor disse ao The New York Times que aquele projeto o levaria até o ano de seu centenário. "Eu queria que fosse uma história alegre, algo que comemorasse o fato de você ter chegado à minha idade e, para minha enorme surpresa, ainda ter ideias", disse, na entrevista.

Sua infância foi tema de outro livro, lançado em 1972 com o título King of the Hill - no cinema, na adaptação de 1993 de Steven Soderbergh, ele virou O Inventor de Ilusões.

A história de Hotchner e Hemingway remonta a 1948, quando ele, que trabalhava para a Cosmopolitan e andava abordando famosos para colaborar com a revista, encontrou o autor de Paris é Uma Festa em Havana e os dois viraram muito amigos - e ele se tornou seu biógrafo a pedido Hotchner e Hemingway se conheceram em Havana. Hotchner estava trabalhando para a Cosmopolitan, encontrando pessoas muito famosas e convencendo-as a escrever para a revista. Um dia acabou sentando no bar favorito de Hemingway; a partir dali, perdeu a conta de quantos daiquiris os dois tomaram, e ainda se tornou seu protegido.

Os dois viveram os altos e baixos inspiradores de Hemingway, narrados por Hotchner em Papa Hemingway, lançado em 1966 e traduzido para mais de 25 línguas. Mas o livro tem uma história conturbada. A viúva de Hemingway, Mary, o processou sem êxito, para interromper a publicação, alegando que Hotchner violou a privacidade de seu marido e de si mesma. Ela teria ficado chateada que o escritor contradisse sua afirmação de que o marido atirou em si acidentalmente.

Outras notícias

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Já a amizade com Newman surgiu entre as muitas adaptações televisivas que Hotchner fez das histórias de Hemingway. Em The Battler, o ator James Dean foi cotado para o papel, mas Newman assumiu após o acidente de carro que matou Dean.

Newman e Hotchner se tornaram amigos de pesca, vizinhos e parceiros de negócios. Quando o ator quis vender seu molho caseiro para salada em algumas lojas locais, ele pediu "Hotch" para ajudar. "Isso foi apenas uma piada", disse Hotchner em 2005. "Vamos investir US $ 40.000 e seremos empresários."

O negócio se transformou em um império sem fins lucrativos de Newman e todos os rendimentos foram para caridade. Após a morte de Newman em 2008, Hotchner escreveu sobre seu amigo em Paul and Me. Outros projetos nos últimos anos incluíram uma coleção de cartas entre ele e Hemingway e uma reedição de suas memórias de Hemingway. Entre outros trabalhos, Hotchner publicou o romance O homem que Viveu no Ritz, a biografia de Doris Day e Sophia Loren e escreveu o musical Let 'Em Rot'.

Hotchner foi casado três vezes, mais recentemente com a atriz Virginia Kiser, e foi pai de três filhos. Ele teve vários animais ao longo dos anos, incluindo pavões, galinhas com pedigree e um papagaio africano chamado Ernie.

Veja também

Relacionadas

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura
Imagem de destaque

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Cultura

Campeonato de bandas deve reunir 1.500 músicos neste domingo em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mistério: homem desaparece após chegar no trabalho e carro usado por ele fica no local

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após sofrer grave acidente na Avenida Carlos João Strass

Cidade
Londrina e região

‘Ele era muito carinhoso’ diz mãe de homem encontrado carbonizado na zona norte

Cidade
Londrina e região

Motociclista que morreu em grave acidente na zona norte de Londrina é identificado

Cidade
Londrina e região

Motociclista e passageira ficam gravemente feridos em acidente na zona sul de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.