Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Estado reúne especialistas para debater ações dos museus universitários no pós-pandemia

22 jun 2021 às 12:55
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: © SETI -

O Paraná possui 14 museus universitários nas cidades de Ponta Grossa, Londrina, Apucarana, Campo Mourão, Guarapuava, Maringá, Jacarezinho e Curitiba. Nesta segunda-feira (21), a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reuniu pesquisadores especialistas em museus para debater as perspectivas dos espaços no período pós-pandemia. O encontro deu início à estratégia de aproximação dos especialistas destas instituições para analisar e propor ações nestes espaços durante a pandemia e as adaptações necessárias após esse período de restrição.

A iniciativa, que integra I Fórum Permanente de Discussões dos Museus Universitários, é realizada pela Rede de Museus e Centros de Memórias Universitários do Paraná, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR). O fórum tem o objetivo de construir uma nova política estadual do setor que viabilize recursos orçamentários e humanos para as instituições.

O debate foi mediado pelo assessor para Museus e Cultura da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Renê Wagner Ramos, e contou com a participação de pesquisadores das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar) e e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Renê Wagner Ramos enfatizou que os museus são importantes espaços culturais e de memória, além de fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. “Nesse momento em que vivemos, os museus e centros de memória passam por um processo de adaptação. Esse debate é necessário para que possamos repensar o papel desses locais, que possuem uma importância fundamental na cultura, ensino, pesquisa e extensão universitária”, destacou Ramos.

O diretor do Museu Campos Gerais, vinculado à UEPG, Niltonci Batista Chaves, ressaltou a expressividade do número de museus universitários no Estado. “A criação de uma rede de Museus Universitários paranaenses se faz necessária pela característica do nosso sistema, atendendo as necessidades acadêmicas, políticas e institucionais”, afirmou.

Outras notícias

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

MUSEOLOGIA – Autorizado em 2019, o curso de Museologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é o primeiro do Estado nessa área. A graduação atende a uma demanda de profissionais, valorizando a preservação da memória científica e cultural. Segundo o Conselho Federal de Museologia (Cofem), no Brasil, há apenas 13 cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação em Museologia.

“A Museologia é um dos pilares desse momento de valorização dos espaços de memória. No curso é ofertada uma formação técnica, precisa e que fortalece todas as áreas ligadas a esse campo de estudo”, ressaltou Renê Wagner Ramos.

Veja também

Relacionadas

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura
Imagem de destaque

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Cultura

Campeonato de bandas deve reunir 1.500 músicos neste domingo em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Ônibus da Prefeitura de Quedas do Iguaçu é retido pela PRF na BR-277

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a tiros por ex-marido de sua atual namorada na zona sul de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Funcionários da UPA onde paciente morreu sem atendimento serão demitidos

Cidade
Londrina e região

Mulher invade motel e afirma ter matado o marido; funcionários ficam assustados

Cidade
Londrina e região

Corpo em avançado estado decomposição é encontrado em mata na zona oeste de Londrina

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.