O Museu Histórico de Londrina está perto de completar 50 anos. No prédio da antiga Estação Ferroviária, o órgão funciona desde 1986. O Museu, mantido pela
Universidade Estadual de Londrina, UEL, vai passar por uma reforma na parte elétrica. Os recursos, que somam R$ 350 mil, já foram liberados pelo governo do estado e vai ser usados para a revitalização das instalações elétricas. Além disso, alguns acervos precisam de ar-condicionado que não pode ser instalado já que sobrecarregaria a rede.
A diretora do Museu, Edméia Ribeiro, explica que o prédio do órgão é da década de 1950 e passou por reestruturação no final dos anos 1990 para a adequação de espaços para galerias, mas não houve modificação nas instalações elétricas. Essa reforma foi realizada pelo projeto Memória Viva, adequando os espaços para galerias que pudessem receber exposições.
Edméia Ribeiro afirma que na reforma pelo Memória Viva, a parte elétrica foi pouco alterada e, hoje, a necessidade do Museu passa pela melhoria da capacidade do setor. Isso inclui desde tomadas, fiação para internet, cabos de rede entre outros itens. Ela reforça que a reforma da instalação elétrica dará mais segurança para o próprio prédio e seu acervo, eliminando riscos de curto-circuito.