Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Plataforma multimídia do Governo do Estado reúne a produção cultural paranaense

22 jun 2021 às 12:54
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: © José Fernando Ogura/AEN -

O fechamento de teatros, museus, casas de show e outros espaços culturais não freou a criatividade e a produção dos artistas paranaenses no último ano. Grande parte do trabalho cultural produzido no Estado durante a pandemia da Covid-19 agora ficará disponível gratuitamente para o público, através do portal Paraná Cultura (www.prcultura.pr.gov.br).

A plataforma multimídia foi lançada nesta terça-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e reúne mais de mil vídeos de música, artes cênicas e cinema, além de livros, oficinas e podcasts. Também disponibiliza os espetáculos e produções das principais companhias e espaços culturais do Estado, como peças do Balé Teatro Guaíra e apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A solenidade no Teatro Guaíra, em Curitiba, marcou ainda o lançamento da Bolsa Qualificação – Lei Aldir Blanc 2021. O programa vai ofertar 12 mil bolsas de R$ 3 mil a trabalhadores do setor cultural, além de cursos de qualificação em políticas públicas de incentivo à cultura. O curso de extensão, na modalidade de ensino a distância (EaD), será oferecido Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com vagas proporcionais para cada região do Estado.

O governador Ratinho Junior destacou que ambas as iniciativas dão um suporte a um dos setores mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia. “Essa plataforma de streaming vai reunir a produção audiovisual do Estado, dando oportunidade a qualquer pessoa, dentro e fora do País, de acompanhar o que é produzido no Paraná por nossos produtores, cineastas, documentaristas e artistas paranaenses”, salientou.

“O Paraná Cultura é um registro de tudo o que os artistas produziram no período de isolamento, que o Estado apoiou por meio de editais de incentivo. Mais do que uma vitrine, é também um registro histórico do que foi produzido no Paraná durante a pandemia, como os artistas viram e se expressaram”, afirmou a superintendente estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É a forma de mostrar ao público, agora por meio do streaming, o que foi produzido dentro de casa”, disse. 

Outras notícias

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, destacou que a proposta aproxima ainda mais os artistas de seu público. “Tem uma frase que diz que o artista tem que estar onde o povo está. E, nos últimos anos, as pessoas estão migrando para o meio digital, consumindo o conteúdo audiovisual pelas plataformas de streaming”, disse. “E o artista paranaense estará também agora junto com seu público. A ideia do Paraná Cultura é disponibilizar conteúdos de qualidade para a população, que vai prestigiar mais esse espaço”, salientou.

PLATAFORMA – Criada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, e desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a iniciativa busca dar voz à produção cultural em um dos momentos mais desafiadores para o setor.

Os conteúdos apresentados foram selecionados e adquiridos pelo Estado por meio de editais viabilizados com verbas do Tesouro e da Lei Aldir Blanc, e ficarão disponíveis gratuitamente para o público.

Luciana Casagrande explicou que a ideia é continuar alimentando a plataforma com novas produções e também trabalhos consagrados do audiovisual paranaense. “Tudo o que vier a ser produzido daqui para frente também ficará nessa plataforma. Já licenciamos vários produtos de audiovisual para poder incluir. E faremos mais editais. É uma plataforma via que continuará sendo alimentada ao longo do tempo”, afirmou.

Para o presidente da Celepar, Leandro Moura, a ferramenta é mais uma forma de apoiar a cultura do Estado. “Sempre fomos grandes incentivadores culturais da nossa terra, disponibilizando recursos financeiros pelas leis de incentivo. Agora, com essa plataforma, utilizamos a tecnologia para valorizar as mais diversas produções culturais, pois acreditamos que a arte muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, disse.

PRESENÇAS – Também acompanharam a solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Veja também

Relacionadas

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura
Imagem de destaque

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Cultura

Campeonato de bandas deve reunir 1.500 músicos neste domingo em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Autor de feminicídio confirma que conversas no celular da esposa motivaram o crime

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu em confronto, suspeito de roubar Ozempic era entregador em farmácias

Brasil e mundo
Brasil

Livro de Galisteu sobre Senna é vendido por preço inacreditável em Londrina após esgotar em livrarias

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.