Todos os locais
Todos os locais
Cultura

Vila Canto do MARL exibe ao vivo o espetáculo “A Solidão é Azul”

15 jun 2021 às 19:24
Por: Redação Tarobá News
Foto: Wagner Dias -

Nesta quarta-feira (16), às 19h30, a Vila Cultural Canto do MARL realiza a transmissão ao vivo do espetáculo de dança Butoh, de Solange Mello, intitulado “A Solidão é Azul”. A história é focada em uma mulher que transita por estágios que refletem a solidão das pessoas que sofrem de transtorno psiquiátrico e, principalmente, a incompreensão e a condenação da sociedade. O evento abre a agenda virtual de junho do projeto Cultura em Resistência, iniciativa do MARL, e será transmitido gratuitamente pelo canal da vila no YouTube.

Abordando temas como a solidão e o autocuidado, o espetáculo convida o público a acompanhar a dança, entre notas líricas do piano e momentos de cordas tensionadas, e a exclamação de vozes anônimas. Ações sonoras para as quais o corpo reage com expressões pungentes ou com a sutileza dos pequenos movimentos.

Dessa forma, são salientadas características da dança oriental Butoh, que Solange pesquisa há pelo menos duas décadas e que incorporou de modo muito pessoal à sua arte. A artista explica que desenvolveu seu próprio Butoh porque essa é uma dança que necessita de uma carga de vida mais extremada e convida a todos para conhecer essa nova linguagem de dança. “Eu desenvolvi o meu Butoh, fruto das minhas vivências, uma técnica que é pouco usada aqui em Londrina”, explicou Solange.

O trabalho aborda a perspectiva do enclausuramento, ressaltando nuances sobre a solidão. Nesse sentido é destacado o autocuidado, que antes se ignorava, mas que se apresenta, neste momento, imprescindível.

O espetáculo foi desenvolvido, em 2018, após a atriz ter superado uma grande depressão e o texto foi desenvolvido por Renato Forin. “A solidão é azul” ressalta os interstícios de uma mulher que encontrou no movimento o que nos aproxima enquanto humanos: a capacidade de expressarmos os indizíveis sentimentos que a solidão nos revela.

Outras notícias

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

O solo estreou em sua versão integral no 16º Festival de Dança de Londrina, em outubro de 2018. Participou do Festival de Teatro de Ibiporã (Festibi) no mesmo mês e também teve um trecho exibido no 24º Mercosul em Dança, em 2018 na Argentina. Também foi contemplado no Edital 02/2020 de Chamamento para Licenciamento de Conteúdo Cultural Digital – Cultura Feita em Casa, pela Secretaria do Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC-PR).

Os espectadores poderão participar da transmissão enviando seus comentários. A vila conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e o apoio do Movimento de Artistas de Rua de Londrina (MARL).

Veja também

Relacionadas

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura
Imagem de destaque

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Cultura

Campeonato de bandas deve reunir 1.500 músicos neste domingo em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Televisão foi uma das causas de deslizamento na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Chuva rápida em Londrina causa alagamentos em diversos pontos da cidade

Paraná
Paraná

Neto mata o avô com golpes de anilha de musculação; rapaz foi preso se lavando

Brasil e mundo
Brasil

Três pessoas morrem e 10 ficam feridas em ataque a policiais em Novo Hamburgo

Cidade
Londrina e região

Deslizamento na Dez de Dezembro: lama de barranco desce na pista e causa congestionamento

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.