Fazer a Euro Trip dos sonhos é o desejo de muitos brasileiros quando o assunto é conhecer o exterior. O Velho Continente abriga belas e encantadoras cidades, como Madri, Paris, Amsterdã, Viena e Roma, que abrigam centros culturais e artísticos mundialmente famosos.
Para quem quer explorar o continente para além das grandes cidades, existem outras opções. Os passeios preferidos dos visitantes são conhecer algumas das centenas de castelos construídos na Europa, como o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha; e desfrutar de belezas naturais como os Alpes Suíços ou a Riviera Francesa.
Porém, este é um sonho que se mostra custoso. Os que desejam viajar para a Europa precisam ter um grande planejamento financeiro. A viagem de um casal, por exemplo, que deseja ficar 20 dias no continente pode sair na casa dos R$ 20 mil. Isso entre gastos com passagens, hotel, atrações turísticas, alimentação e transporte público.
E justamente por ser uma viagem cara, os custos fazem com que muitos não possam conhecer a Europa. Entretanto, existem alguns lugares no Brasil que oferecem o mesmo charme e clima europeu e que são muito mais em conta. A seguir, conheça alguns destinos que vale a pena conhecer.
Colônias europeias no Brasil
A história do Brasil é formada, em parte, pelos colonos europeus que vieram para cá — além dos portugueses. Muitos deles foram com destino à região sul do país, fundando cidades que, até hoje, mantêm um pouco da tradição europeia, seja no clima, seja na arquitetura.
Gramado — RS
Colonizado por italianos e alemães, o município localizado no Rio Grande do Sul é um dos principais destinos durante o inverno brasileiro. A 120 km da capital Porto Alegre, a cidade, que apresenta uma rica arquitetura bávara em suas construções, é de clima predominante frio, dando a impressão de que a pessoa não se encontra mais em território brasileiro.
A cidade também é um importante pólo do roteiro gastronômico e cultural da região Sul, sendo sede do Festival de Gramado, uma das premiações mais relevantes do cinema brasileiro. A cidade vizinha, Canela, apresenta o mesmo clima e arquitetura, também tornando-se uma visita imperdível para quem curte esse tipo de viagem.
Blumenau — SC
No estado vizinho, em Santa Catarina, encontra-se outro destino cobiçado pelos turistas: a cidade de Blumenau. Também construída pelos alemães, ela abriga duas heranças dos germânicos: a primeira delas é sua arquitetura, que pode ser observada e apreciada, sobretudo, na Rua XV de Novembro.
A segunda é a Oktoberfest, popular festa alemã, regada à cerveja, que acontece no mês de outubro. A cidade é uma referência na celebração da festa, sendo a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas de Munique, na Alemanha.
Campos do Jordão — SP
Este é outro destino para quem procura combinar o clima mais frio do europeu com o estilo arquitetônico do Velho Continente. Localizada no interior de São Paulo, Campos do Jordão é palco de um dos principais festivais de inverno da América Latina, que ocorre no mês de julho.
A cidade, que apresenta um conjunto arquitetônico de estilo alpino, com influência alemã e suíça, é procurada por paulistanos e outros turistas na época de frio. Os visitantes podem se divertir e visitar boutiques, além de se alimentar bem nos diversos restaurantes do lugar, que proporcionam o clima agradável e perfeito para quem quer descansar.
Petrópolis — RJ
Um refúgio para a família imperial brasileira durante o período do Brasil Império, a cidade de Petrópolis é um contraste à capital fluminense. Localizado nas montanhas e de clima mais frio, o lugar encanta pelo clima e pelas possibilidades de fazer passeios envolvendo a natureza, como trilha e rapel ou até mesmo conhecer cachoeiras.
A cidade ainda é cercada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, outro ponto que pode ser visitado. Não muito longe dali, há outra cidade de origem europeia, Teresópolis. Fundada por ingleses, a cidade tem como um dos principais atrativos o Parque Magique, que conta com decoração medieval e várias lojinhas.
Garanhuns — PE
Engana-se quem pensa que a região Nordeste também não abriga cidades que têm clima europeu. A pernambucana Garanhuns é um bom exemplo. Conhecida como a “Suíça Pernambucana”, a cidade tem um clima ameno, que pode chegar até 5ºC no Festival de Inverno.
Um dos principais marcos da cidade é seu cultivo de flores, o que faz com que o lugar seja rodeado por elas. Um de seus principais pontos turísticos é o relógio das flores, na praça Tavares Correia, criado em 1979. O Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, réplica do santuário homônimo na Alemanha, é outro ponto procurado por turistas.