Todos os locais
Todos os locais
Famosos

Morre aos 92 anos Ricardo Brennand, o maior colecionador de Frans Post

26 abr 2020 às 07:52
Por: Estadão Conteúdo

O empresário, engenheiro e colecionador Ricardo Brennand, de 92 anos, morreu neste sábado, 25, no Recife, depois de ser internado no Real Hospital Português, na capital pernambucana. A pedido da família, o hospital não confirmou a causa da morte de Brennand, mas a prefeitura indicou que ele faleceu em decorrência do novo coronavírus.

O colecionador é fundador do Instituto Ricardo Brennand (IRB), também conhecido como Castelo de Brennand, criado em 2002 no antigo Engenho São João, no bairro da Várzea, no Recife, com área de 77.603 metros quadrados, cercado de Mata Atlântica e que abriga a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post (1612-1680), considerado o primeiro artista a retratar cenários das Américas, além de coleção de armas brancas de vários países. O local, que mantém acervo que reúne arte e história desde a Idade Média até o século 21, estava fechado desde 14 de março por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em texto no site do instituto, o empresário explica o início da paixão que o levou a criar o complexo mundialmente famoso no Recife. "Ainda criança, ganhei um canivete do meu pai. O que seria um brinquedo para qualquer menino de minha idade veio a despertar em mim uma vocação de colecionador. Ao longo de minha vida por mais de meio século reuni, de forma apaixonada, os mais diferentes exemplares de armas brancas, produzidos por exímios artesãos, todos ligados diretamente à história do Ocidente e do Oriente."

Com o passar dos anos, Brennand tomou a grande decisão: "Resolvi repartir a contemplação e a vivência desse acervo com a gente do meu Pernambuco, e para isso foi criado, sem fins lucrativos, em 2001, o Instituto Ricardo Brennand, como um complexo arquitetônico onde se encontram guardados antigos sonhos do menino de ontem que conseguiu reunir esse notável acervo de peças artísticas".

Ricardo era primo do artista plástico pernambucano Francisco Brennand (1927-2019), conhecido por sua obra em cerâmica e por ter participado, na década de 1970, do Movimento Armorial, junto com o escritor, poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna.

Como empresário, Brennand tinha atuação nos setores de aço, cimento e açúcar. O colecionador deixa mulher, Graça Maria, 8 filhos, 23 netos, 48 bisnetos e 1 tataraneto. Graça, de 90 anos, também teria contraído a covid-19 e estaria se recuperando em sua casa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Entretenimento
Imagem de destaque

Quem é Sean Diddy, acusado de tráfico sexual e promoção de prostituição

TAROBA FM - Noticia dos Famosos Londrina
Imagem de destaque

Entenda a briga entre Yasmin Brunet e Paolla Oliveira no Rock In Rio

Entretenimento

Rock in Rio: Festival começa sexta; veja as atrações do final de semana

TAROBA FM - Noticia dos Famosos Londrina

Ônibus da dupla sertaneja João Neto e Frederico sofre acidente

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido

Cidade
Londrina e região

Pais de casal morto durante atentado em escola de Cambé pedem R$ 2 mi de indenização

Cidade
Londrina e região

Mulher agredida é encontrada abandonada em estrada da zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe procura filho que desapareceu após ser atendido no Hospital da Zona Norte

Cidade
Londrina e região

Moradora de Londrina comemora 105 anos rodeada de filhos e familiares

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.