Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Moda

Desfiles performáticos e coleções autorais animam

27 abr 2018 às 08:05
Por: Estadão Conteúdo

A moda de Ronaldo Fraga nunca é só uma roupa. O estilista transforma seus desfiles em manifestos, partindo de assuntos políticos e sociais para apresentar um trabalho cheio de significado. Na quinta-feira, 26, no último dia da São Paulo Fashion Week, ele jogou luz à maior tragédia ambiental da história do Brasil: o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais.

O desfile foi dramático, comovente, levando fashionistas mais sensíveis às lágrimas. A carga emocional começou com uma performance da jornalista-atriz Marília Gabriela, na lama cenográfica, encenando um renascimento pós-inundação. Então, vieram modelos vestidas com peças tingidas de marrom por um processo conhecido como deep-dye, seguidas por um jardim imaginário, que brotou em bordados de estampas botânicas. Tudo confeccionado em puro linho. "São roupas delicadas, chiques, desejáveis! Ronaldo partiu de um tema duro para fazer a gente sonhar", diz Camila Garcia, redatora-chefe da Vogue.

Com uma mensagem de reconstrução e resistência, o estilista uniu-se a bordadeiras da região de Barra Longa, devastada pelo acidente, para desenvolver as peças da coleção. Folhas secas foram transformadas em joias com nomes de plantas sugestivos (chifre-de-veado, maria-sem-vergonha, comigo-ninguém-pode, dama-da-noite) bordados em linhas coloridas.

Nos vestidos longos, primorosos recortes e vazados desenhavam folhas e suas nervuras. Alguns traziam lindas estampas com retratos de família "sujos" de lama. "As barragens continuam rompendo. Mas eu não queria reforçar a tristeza. Queria que fosse um alento."

No início do dia, Gloria Coelho também usou de dramaticidade para apresentar sua coleção no Teatro Faap. Em ótimo momento, a estilista trouxe peças minimalistas inspiradas e cheias de frescor. O tênis de cano alto e sola baixa era uma graça e a alfaiataria, chiquérrima, com blazers ora desconstruídos em assimetrias, ora acinturados por elásticos. A presença de meninos na passarela causou uma surpresa boa, exibindo parkas soltas e calças retas, que funcionam para ambos os sexos. "Um estilo meio Truffaut, meio Godard dos anos 60", descreveu Sylvain Justum, editor de moda da revista GQ.

Outras notícias

Veja em quais peças de roupa apostar nas liquidações de começo de ano

Inspire-se nessas dicas incríveis de looks para o Natal e o Ano-novo

Confira dicas de looks para arrasar nas festas e durante o ano todo

Em meio a uma realidade árida, com crise econômica persistente castigando o varejo, a criatividade parece florescer nas grifes grandes e nas jovens.

Caso da Amapô, que fez a mais irreverente e jovial apresentação da semana. No salão de festas onde foi gravado o filme Chega de Saudade, promoveu uma mistura livre, leve e solta de referências, como skate, divindades indianas, baile de formatura anos 80 e o colorido alucinante do coletivo Avaf, de artes plásticas. Sem medo de excessos, a coleção aposta em modelagens geométricas, materiais reluzentes, como lamês e glitter, muitos babados e volumes, além de jeans com motivos de teclado, guitarra e violão (alguns em construções tridimensionais).

O perfume oitentista e new wave apareceu de novo na Ratier, que olha para a onda electro dos anos 2000 e as raves, um território que Renato Ratier, o nome por trás da grife, domina. Entram em cena, cores néon (rosa, amarelo, laranja) acendendo looks em preto e branco, coordenando peças de alfaiataria com outras esportivas.

A estreia da carioca Handred foi outro ponto alto. Com criações que vestem homens e mulheres, a coleção de André Namitala veio envolta em atmosfera étnica, inspirada numa viagem a Marrocos. O linho, material fetiche da marca, agora divide os holofotes com seda opaca e veludos, em looks leves e muito elegantes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Moda
Imagem de destaque

Miss Foz eleita Miss Paraná, vai a Albânia para concorrer o Miss Globo

Moda
Imagem de destaque

Miss Mercedes Eduarda Van de Sand é eleita Miss Paraná 2020

Moda

Cascavelense vai representar o Paraná no Miss Brasil

Moda

Calçado colabora para a criação de looks atemporais, modernos e cheios

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Startups de Londrina entram no ranking das 100 com maior potencial de investimento

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.