Novos talentos musicais de Ibiporã foram revelados na noite do último domingo (26), durante o "1º Canta Ibiporã - Show de Calouros", realizado no palco do Cine Teatro Padre José Zanelli. Do gospel ao sertanejo, 29 candidatos residentes em Ibiporã e que não exercem profissionalmente a função de cantor defenderam as músicas sob os olhares atentos de uma plateia que lotou o Cine Teatro.
O show de calouros foi promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Núcleo de Comunicação Social, e integrou as comemorações pelos 70 anos de emancipação política de Ibiporã.
As disputas ocorreram em duas categorias - Adulto, com 16 concorrentes, e Infantil - com 13 candidatos. Para a apresentação, a organização do concurso disponibilizou um playback. Alguns cantores também utilizaram um instrumento como base musical.
Os calouros foram julgados por uma comissão formada pelas duplas ibiporaenses João Márcio e Fabiano e Bruno e Dione e Fabiano Ribeiro, da Epic Sound Estúdio. Dentre os quesitos analisados: desenvoltura no palco, interpretação/expressão, voz/afinação e interação com a plateia.
Enquanto os votos eram apurados João Márcio e Fabiano e Bruno e Dione cantaram alguns de seus sucessos e animaram ainda mais a noite repleta de emoção.
Na categoria Infantil (5 a 17 anos) a classificação ficou a seguinte:
1º lugar - Carlos Eduardo Pavão Ponciano. Música: "Dona Maria"
2º lugar - Agatha Businhani. Música: "Era uma vez"
3º lugar - Gabriele Sophie. Música: "We don´t talk anymore"
Os vencedores desta categoria receberam premiação em dinheiro.
Na categoria Adulto (a partir de 18 anos) os vencedores foram:
1º lugar: Matheus Vieira Bezerra da Silva. Música: "Que pena que acabou"
2º lugar: Fernando e Leonardo: Música: "Zé Trovão"
3ºlugar: Clevinho Santana: Música: "Você merece cachê"
O melhor cantor/intérprete na categoria Adulto ganhou a gravação de um single (acústico) em estúdio musical profissional, com instrumentos de percussão, violão, contrabaixo e piano. Além da gravação de um clipe musical gravado no mesmo estúdio com até duas câmeras com a mesma duração da música gravada, oferecimento Epic Sound Estúdio. O segundo e terceiro lugares receberam prêmio em dinheiro - R$300 e R$200,00, respectivamente.
O chefe do Núcleo de Comunicação Social, Bruno Thiago Silva, fez uma avaliação positiva do "1º Canta Ibiporã". "Apesar do pouco tempo para organização e inscrição dos candidatos - uma semana - tivemos um bom número de participantes, uma demonstração da efervescência cultural de nosso município, e uma forma de estimular e revelar novos talentos", ressaltou Silva.
O secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, adiantou que já no início de 2018 haverá uma segunda edição do "Canta Ibiporã", com processo fragmentado das audições, oportunizando que mais pessoas participem do concurso.