Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Saúde

Huop: Dia da Luta Antimanicomial ressalta a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental

18 mai 2021 às 14:13
Por: Redação Tarobá News

O Dia da Luta Antimanicomial representa a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Nesse dia 18 de maio, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), alerta para os tratamentos, que devem combater a ideia de isolamento e preconceito. “Durante o tratamento devemos explorar aquilo que o indivíduo possui, quais são suas qualidades e como estas qualidades podem a auxiliá-lo na superação de seu transtorno. Descobriremos isso com o contato com o outro, com o social como todo”, explica a psicóloga do Huop, Mônica Stelmach.

Essa luta têm o objetivo de lembrar que como cidadão todas estas pessoas têm direito a receber cuidado e tratamento, mas sem abrir mão de ser cidadão com direito fundamental à liberdade. Conforme a lei nº 10.216, de 2001, o aprisionamento de pacientes é proibido, “porém a lógica manicomial vai além das grades e dos muros, e se estabelecem em modos de tratamento e segregação de pessoas com transtornos mentais, os quais ainda são vistos com estigmas, que foi construído culturalmente”, comenta Mônica.

De acordo com ela, o isolamento de pacientes é maléfico, e não contribui no tratamento. “Aprisionando o indivíduo estamos definindo o que é normal para ele, e apagamos de sua vivência toda sua singularidade, não olhando para suas potencialidades como ser no mundo, assim, como podemos perceber historicamente, o processo de adoecimento ao isolar é devastador, causa estigmas, não contribui para o desenvolvimento de sua subjetividade, além de desumaniza-los, isto é, arrancar deste indivíduo toda humanidade conquistada em sua trajetória”, afirma.

A psicóloga ainda ressalta que há a necessidade da luta, tendo em vista, que alguns lugares ainda mantém o isolamento dos pacientes para tratamento. “Devemos ter cuidado com as comunidades terapêuticas, sendo que algumas não estão tratando os indivíduos para uma reinserção social, apenas os isolando e estabelecendo práticas que não são terapêuticas, no intuito contrário da nossa luta antimanicomial”, enfatiza. “Na história, possuímos grandes artistas, que utilizaram da arte como superação de seus transtornos, agora imaginamos como seria caso estas aristas fossem renegados a usufruir do social? A luta antimanicomial busca compreender que há alternativas de tratamento que irão humanizar destes indivíduos, os quais apenas não seguem a mesma lógica do cotidiano que a realidade permite”, conclui.

Assessoria 

Veja também

Relacionadas

Saúde
Imagem de destaque

Pressão 12x8 passa a ser considerada como pré-hipertensão

Saúde
Imagem de destaque

Veja a história de Arley e a importância do transplante de medula óssea; saiba como doar

Saúde

Juntos pelo diagnóstico precoce da escoliose: evento marca o Junho Verde em Cascavel

Saúde

Hospital São Vicente em Guarapuava recebe equipamentos para melhorar atendimentos

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Polícia encerra aglomeração em bar e aplica 17 multas de trânsito no bairro 14 de Novembro

Cidade
Londrina e região

Temporal causa queda de mais de 10 árvores e destelhamento em Londrina

Cidade
Londrina e região

Virada de ano em Londrina terá tempo nublado e chuva; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Comércio de rua de Londrina fecha nesta quinta e sexta-feira

Cidade
Cascavel e região

Homem agride filha gestante e causa danos em residência em Corbélia

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Podcast Café Com Edu Granado | EP 44 | Reencontro Com a Fé | Tadao Nishida

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.