O Cascavel já fez uma decisão de Campeonato Paranaense contra o Londrina em 2021. Os dois jogos da decisão daquele ano foram os mais marcantes. Foram dois empates e, depois disso, a Serpente Aurinegra viu o Tubarão levantar a taça dentro do Estádio Olímpico Regional depois de uma disputa de pênaltis. A pergunta é: e se o André Luiz fosse o goleiro do Cascavel naquela final? O time teria sido campeão paranaense?
Muito provavalmente sim. Até porque, em 2019, André Luiz se notabilizou, inclusive em decisões por pênaltis, e ajudou o Toledo a ser vice-campeão estadual. Agora, o dono da camisa 1 do Cascavel tem se destacado e foi o herói do time no jogo de quarta-feira contra o mesmo Londrina, pela segunda rodada. André Luiz ajudou a equipe do técnico Ademir Fesan a derrotar o Tubarão por 1 a 0, dentro do Estádio do Café. Aliás, foi a segunda vez na história que o Cascavel superou o time do norte paranaense como visitante. E aumentou ainda mais o retrospecto positivo. Agora, em onze jogos pela primeira divisão do Paranaense, são seis vitórias cascavelenses contra duas do Londrina e outros três empates. O Cascavel não perde para o Tubarão desde 2016.
No duelo do Café, André Luiz teve uma sequência de defesas difícieis e fez a diferença. Aliás, manteve a defesa cascavelense intacta nos primeiros dois jogos no Estadual. O jogo também mostrou que Ademir Fesan tem estrela. Contra o Independente São Joseense, na estreia, o treinador acionou o atacante Lucas Coelho, que estava no banco. Ele entrou e garantiu a vitória por 1 a 0. Em Londrina, Wagner foi o gol da vitória. Ele foi um dos atletas trazidos pelo treinador nesta temporada. Mesmo não tendo uma boa atuação, o camisa 18 permaneceu no gramado até a bola sobrar para ele aos 29 minutos da etapa final. Foi o primeiro gol de Wagner com a camisa do Cascavel em jogos oficiais.
Com 100% de aproveitamento, o Cascavel fará mais um jogo como visitante no fim de semana. No domingo (22) visita o Azuriz, em Pato Branco, time do treinador Tcheco, ex-técnico do Cascavel. O Azuriz entra em campo nesta quinta (19) e visita o Operário, em Ponta Grossa, no fechamento da segunda rodada.
Opostos
A segunda rodada foi melhor do que a primeira no quesito gols. Foram doze gols nos cinco primeiros jogos, ou seja, o desempenho dos atacantes já foi melhor do que na primeira rodada. Foram onze gols em seis jogos.
O melhor ataque é o do Athletico-PR, que marcou seis vezes. E tem o artilheiro do campeonato: Pablo com quatro gols. Aliás, o Furacão é o 'visitante indigesto'. Conseguiu as duas vitórias fora de casa. A segunda foi sobre o Aruko, em Maringá.
A tabela do Paranaense nestas duas primeiras rodadas tem dois extremos. Quatro times têm seis pontos e 100% de aproveitamento. O Furacão é líder pelo saldo. O Coritiba é o segundo colocado com a vitória por 3 a 0 sobre o Foz do Iguaçu. Maringá e Cascavel também têm seis pontos.
Lá embaixo, quatro times ainda não pontuaram: Aruko, Independente São Joseense, Foz do Iguaçu e Rio Branco. Azulão da Fronteira e Leão da Estradinha ainda não balançaram as redes no Estadual. E têm as piores defesas. Com isso, já fecharam a segunda rodada na zona do rebaixamento.