O Coritiba é o time mais vezes enfrentou o Cascavel na elite do Campeonato Paranaense. Ambos fizeram 14 duelos de 2015 para cá. E virão mais dois jogos decisivos. Isso porque, o adversário da Serpente Aurinegra nas quartas de final será justamente o alviverde do Alto da Glória.
Em 2015, quando o Futebol Clube Cascavel disputou a elite estadual pela primeira vez parou justamente nas quartas de final para o Coxa com duas derrotas. O fato se repetiu dois anos depois, em 2017, com nova eliminação nas quartas para o Coxa. Ambos fizeram um jogo emblemático. Foi uma semifinal do primeiro turno do Estadual de 2019. Na ocasião, o Cascavel foi superado nos pênaltis, no Olímpico.
Se bem que agora a situação é um pouco diferente. O Cascavel vai empolgado para as quartas de final do Paranaense porque garantiu a classificação com uma vitória por 3 a 0 sobre o rebaixado Foz do Iguaçu, na tarde deste domingo (26), em jogo válido pela última rodada do Estadual. Com esse resultado, o Cascavel confirmou a sexta posição na tabela com 15 pontos. O time do técnico Luis Carlos Cruz sabia que era grande a possibilidade de um confronto contra o Coxa. Se não fosse o gigante da Capital seria o Operário de Ponta Grossa. Aliás, Fantasma e Coxa fizeram um confronto direto na última rodada, no Germano Krüger. E o Operário quebrou a invencibilidade do Coritiba com uma vitória pelo mesmo placar do jogo do Cascavel: 3 a 0. Uma semana atrás, esse mesmo Coritiba escapou de uma derrota no Olímpico, em jogo atrasado da oitava rodada. Um zero a zero teimoso no Olímpico. Naquela ocasião, o atacante Lucas Coelho teve a bola do jogo e desperdiçou.
Mas contra o rebaixado Azulão da Fronteira, o faro de gol do camisa 9 falou mais alto. Ele abriu o placar na etapa inicial. Aliás, uma curiosidade. Dos treze gols marcados pelo Cascavel no campeonato, este foi só o segundo marcado no tempo inicial de jogo. Os demais gols do time contra o Foz seguiram o padrão Cascavel. Robinho marcou de pênalti e chegou a quatro gols no Estadual. E depois Lucas Coelho alcançou o companheiro na artilharia do time. Fez o terceiro no jogo contra o Foz e chegou a quatro no Paranaense. Inclusive, Lucas Coelho está se especializando em gols importantes. Foi dele o gol da primeira vitória do Cascavel neste Estadual, aquele 'molhado' 1 a 0 sobre o Independente São Joseense. Os dois gols deste domingo confirmaram a classificação para as quartas de final e a primeira vitória de Luis Carlos Cruz como técnico do Cascavel.
Com o resultado, o time terminou a fase de classificação em sexto lugar com quinze pontos. E agora encara o Coritiba, terceiro com 22. O jogo de ida será confirmado para o próximo fim de semana, no Estádio Olímpico Regional. E a decisão será no Couto Pereira.
Confrontos definidos
A última rodada da fase de classificação teve os seis jogos no mesmo horário neste domingo. E cinco times lutavam pelas três vagas restantes. Além do Cascavel, Aruko e Independente São Joseense também avançaram.
O Independente foi derrotado pelo Maringá por 3 a 1 e ficou em oitavo lugar com doze pontos. Agora, terá pela frente o time de melhor campanha da primeira fase: o Athletico-PR, único invicto no Estadual. Aliás, o Furacão eliminou o Londrina com a vitória por 1 a 0 dentro do Estádio do Café. O Athletico foi aos 31 pontos ganhos.
Já o Tubarão tem um início de temporada trágico. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e não avançou para as quartas de final. Terminou a primeira fase em décimo lugar com dez pontos. Ficou atrás até do Azuriz, que goleou o rebaixado Rio Branco por 4 a 0.
O Aruko avançou com autoridade. Fez 2 a 0 no Cianorte dentro do Albino Turbay. Com isso, avançou em sétimo lugar com treze pontos e cruza com o Operário, que foi aos 25 pontos com a boa vitória sobre o Coritiba. O Maringá terminou em quarto com 21 pontos e pega o Cianorte, quinto com 16. Aliás, esse confronto das quartas já estava definido. Mas o Maringá tem o privilégio de fazer o jogo de volta em casa.
Resultados da última rodada
Cascavel 3 x 0 Foz do Iguaçu
Operário 3 x 0 Coritiba
Londrina 0 x 1 Athletico-PR
Maringá 3 x 1 Independente São Joseense
Cianorte 0 x 2 Aruko
Azuriz 4 x 0 Rio Branco
Confrontos das quartas de final
Athletico-PR x Independente São Joseense
Operário x Aruko
Coritiba x Cascavel
Maringá x Cianorte