O atleta do Projeto Voleibol XXI de Outubro, Gustavo Aparecido Sachetti, foi selecionado para representar o Paraná no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) – Divisão Especial. Sachetti vai integrar a lista final de doze atletas que participam das disputas em Itapema, Santa Catarina, de 17 a 22 de abril.
A convocação para a seleção paranaense é feita de acordo com o desempenho do atleta durante a temporada. Para Sachetti, o convite veio após sua participação no “Laboratório Seleção Paranaense sub18”, em novembro de 2022, que contou com cerca de 25 atletas. Em fevereiro de 2023, o jovem foi convocado novamente para uma nova fase dos treinamentos, realizados em Paranaguá, de 10 a 16 de abril. Na sequência, seguiu para o Campeonato Brasileiro.
Gustavo Sachetti é natural de Cândido Mota, no interior de São Paulo, e mudou-se para Londrina em 2021, quando foi aprovado na seletiva do XXI de Outubro. O Projeto Voleibol recebe o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), e foi selecionado para obter patrocínio municipal pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) em 2023.
Para o atleta, ser selecionado para a Seleção Paranaense foi uma satisfação imensa e, apesar do processo difícil, fez valer a pena todo o esforço e dedicação. Ele também comentou sobre o período de preparação e as expectativas para os resultados. “Os treinos antes da competição foram muito intensos e cansativos, precisávamos fazer vários ajustes e ter um grupo de organização em quadra. Precisamos dar o nosso máximo, toda hora, pois cada set perdido pode afetar o time. Os outros estados são muito difíceis e competitivos. Minha expectativa é que o grupo seja campeão do CBS, levando o título para casa, e também quero obter um título individual”, contou.
O time paranaense Sub-18 estreou terça-feira passada (18) no CBS com vitória sobre o time de Roraima, por 3 sets a zero. No mesmo dia, também venceu a equipe de Mato Grosso, com placar igual. A primeira derrota do Paraná veio nesta quarta-feira (19) pela manhã, em disputa contra o Rio de Janeiro, por 2 sets a 1. O time segue com foco no próximo jogo da competição, que será contra o Distrito Federal, na quinta-feira (20).
O técnico do Projeto Voleibol, Matheus Rodrigues de Carvalho Elias, se orgulha da presença de um atleta do time londrinense no grande campeonato e afirmou que a experiência de jogar contra as melhores equipes do Brasil nessa categoria fará com que Sachetti amadurecido para contribuir com o time nos desafios da temporada de jogos de 2023. “A convocação do Gustavo representa o resultado do trabalho feito em conjunto pela comissão técnica e atletas, pelo incentivo de sua família e do apoio dos patrocinadores e do município de Londrina. A evolução técnica, tática, mental e física do atleta ao longo dos dois anos de participação no projeto o levaram a ser selecionado entre os melhores da categoria do estado, e isso é motivo de orgulho para todos nós. Mas, principalmente, servirá de motivação para que atletas mais novos possam alcançar esses resultados futuramente”, declarou.