Neste fim de semana, três modalidades de Cambé foram até Centenário do Sul para disputar as finais da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS). O destaque maior ficou com o basquete masculino que conquistou o título e, consequentemente, a classificação para a fase macrorregional da competição.
Basquete
O basquete masculino sub-17 já vinha com uma campanha com 100% de aproveitamento, da última fase, e manteve o bom retrospecto para chegar ao título. Na semifinal, vitória expressiva por 91×45 contra Porecatu. Já na final, duelo equilibrado contra a equipe da casa, Centenário do Sul, mas novo triunfo por 59×52 e a conquista do título.
O técnico do basquete, João Saulo Teixeira, destacou a força do grupo como trunfo de Cambé para a conquista do título. “Na minha concepção foi uma batalha do jogo coletivo contra o individual. Centenário, além de ter bons valores, ainda trouxe mais três reforços de Londrina, e nós com os nossos atletas formados em Cambé, priorizando o jogo coletivo, conseguimos uma vitória difícil, mas merecida. Na próxima fase teremos, claro, várias dificuldades, mas ainda acredito muito na força do nosso grupo, da nossa concepção de jogo e trabalharemos muito para conseguir o nosso objetivo”, relatou o treinador.
Agora, o basquete disputa a fase macrorregional do JOJUPS, que ocorre de 17 a 20 de agosto, em Ibiporã, com grupo ainda a ser definido. Campeão e vice-campeão desta fase disputam a fase final em Londrina, entre setembro e outubro.
Vôlei
Outra modalidade que foi para Centenário do Sul disputar as finais foi o vôlei feminino sub-17. Nas semifinais, vitória contra Apucarana por 2×0 (25×12 e 25×17). Mas na grande decisão, revés contra Rolândia por 0x3 (19×25, 20×25 e 17×25). As meninas ficaram com a 2ª colocação.
Com misto de um pouco de frustração por não alcançar o objetivo, mas orgulho com o que foi feito, Reginaldo Mazzola, técnico do vôlei, resumiu a participação da equipe. “Até então tínhamos feito uma campanha que conduziu nós para a decisão do título, com bons jogos, mas na final pegamos a forte equipe de Rolândia, que veio firme, e apesar do jogo disputado, não conseguimos lograr êxito e sair com o título. De qualquer forma, a gente tem que parabenizar toda a dedicação dessas meninas. Obviamente, para nós o objetivo principal é vencer, mas ficamos com o segundo lugar e estamos de cabeça erguida, já pensando na reestruturação, para voltar aos Jogos ano que vem que é o auge e nosso maior objetivo competitivo”, declarou.
Futsal
Já o futsal masculino sub-17 encerrou a fase na 4ª colocação. Vindo só com vitórias para as finais, a equipe saiu vitoriosa novamente nas quartas de final, após 4×3 contra Arapongas. Porém, foi superada tanto nas semifinais, para Centenário do Sul, por 3×0, e na decisão de 3º lugar, para Rolândia, por 3×1.
Edson do Nascimento, o Garrincha, treinador da modalidade, afirmou que o psicológico foi determinante nesses jogos. “A nossa equipe é muito forte, era favorita ao título, mas algumas coisas aconteceram e fizeram com que, na minha visão, não rendessem nos últimos jogos aquilo que podíamos, principalmente o aspecto emocional. O nível estava muito forte esse ano, e chegar entre as quatro melhores equipes de 21 em disputa já vale destaque também. Qualquer equipe que chegasse ao título merecia estar ali”, disse.
A relevância da conquista e o nível que o esporte cambeense vem atingido foram citados pela secretária de Esportes e Lazer, Telma Gamba, que ainda congratulou todos os atletas do município. “É muito importante podermos comemorar conquistas como esta do basquete, pois cada um que esteve ali dentro de quadra sabe das dificuldades, dos treinos intensos, medos e inseguranças superados. O esporte é esse misto de emoções, derrotas e superação no dia a dia, e algumas vitórias que devem e precisam ser celebradas. Temos muito orgulho da nossa equipe de profissionais e também dos nossos atletas de Cambé. Parabenizo todas as equipes que nos representaram nesses jogos.”