A “Caminhada Internacional na Natureza: Caminhos do Limoeiro” será realizada neste domingo (25), com previsão de início às 8h, na Capela Santo Antônio, e término às 12h30 no mesmo local. A atividade é aberta a pessoas de todas as idades e prevê um percurso de 12 km pela região da Estrada do Limoeiro.
As inscrições estão sendo feitas gratuitamente no site http://idrparana.pr.gov.br, e também será possível se inscrever no local do evento, a partir das 7h. Até o momento, o evento já conta com 493 inscritos.
Antes da caminhada, às 7h, haverá um café da manhã (opcional), com produtos típicos da região, ao custo de R$ 22. Após a caminhada, será servido um almoço rural com costela fogo de chão e porco no tacho, com convites a R$ 50. Quem tiver interesse em adquirir as refeições pode fazer sua reserva efetuando o pagamento através do QR Code disponível no banner de divulgação do evento.
Para a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) – órgão que apoia a iniciativa –, Márcia Tanisawa, o evento fortalece o turismo rural e proporciona aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a vida no campo.
A coordenadora do Caminhos do Limoeiro, Deise Lima e Silva, contou que a caminhada “Caminhos do Limoeiro” já está no calendário oficial das caminhadas na natureza do Paraná. Segundo ela, no caminho o público poderá conhecer a produção da comunidade e, no ponto de concentração, haverá uma feira de produtos com alimentos, artesanato e hortifruti, incluindo geleias, pães e embutidos, entre outros itens. “É uma forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região, e de mostrar aos produtores que eles têm mercado e podem comercializar seus itens em outros locais”, disse.
A “Caminhada Internacional na Natureza: Caminhos do Limoeiro” é organizada pelo projeto Caminhos do Limoeiro, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). Tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Codel, Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e das secretarias municipais do Ambiente e de Agricultura e Abastecimento.