Entre os dias 7 e 9 de setembro, Londrina sediou o I Campeonato Brasileiro de Capoeira promovido pela Confederação de Capoeira Desporto do Brasil (CCDB) com anuência da Federação Internacional de Capoeira (FIC). Participaram 23 atletas, oriundos do Paraná, São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Pernambuco.
A competição se deu nas categorias Adulto (18 a 29 anos), Sênior (30 a 40 anos), e Master (acima de 40 anos), com divisão entre masculino e feminino. As lutas foram sediadas no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Vicente Rijo, e o evento contou com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL).
Para o presidente da Confederação de Capoeira Desporto do Brasil, Valdenor Silva dos Santos, o evento transcorreu num clima de normalidade, com muita alegria, descontração e uma mostra de domínio técnico dos atletas que superou as expectativas. “O principal ponto positivo deste evento é a retomada do Calendário de Competições da Capoeira no Brasil, que encontrava-se há 12 anos adormecido. Esta é a razão do porquê a CCDB assumiu a responsabilidade de retomar os eventos. A ausência das competições vinha prejudicando a capoeira, no Brasil e nos demais continentes. A junção do nível técnico dos atletas, compromisso com o fair play e o espírito esportivo culminaram num evento incrível e sem nenhum acidente, o que comprova que estamos na direção certa no tocante ao Regulamento Internacional e que a Capoeira é uma modalidade também viável para a proposta do esporte de alto rendimento”, apontou.
Além da FEL, o campeonato sediado em Londrina contou com apoio do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e parceria da Federação Paranaense de Capoeira (FEPARCA), entre outras entidades e organizações.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.