A APVE Londrina Basketball voltou da cidade de Foz do Iguaçu ostentando a medalha de bronze do Campeonato Paranaense Feminino – Primeira Divisão. As semifinais foram disputadas durante o final de semana em Foz, sede da fase decisiva da competição. No domingo (21), as meninas londrinenses garantiram o bronze após a vitória sobre a ADRM Maringá, por 53 a 45. Além da vitória coletiva, a equipe vencedora também teve a cestinha da partida. A ala/pivô Mariah Luiza anotou 21 pontos.
Outro destaque da campanha londrinense no campeonato foi a armadora Bruna Lopes, que foi premiada individualmente, tendo sido eleita para compor o quinteto ideal da competição. “É uma grande felicidade ter sido escolhida para o quinteto ideal, é um mérito tanto meu quanto de todas as minhas companheiras de quadra que me ajudam. Nada disso seria possível sem elas. Tudo isso demonstra que os nossos esforços vêm nos dando resultados. Nós ficamos felizes pela medalha de bronze, mas buscamos sempre mais. Por agora, temos que comemorar e parabenizar todos que fizeram parte dessa conquista: atletas, comissão técnica, diretoria da APVE, patrocinadores e nossos apoiadores. A conquista é nossa e merecemos”, disse a atleta.
Para o treinador da equipe, Marival Mazzio Junior, ano após ano o Londrina Basketball tem melhorado não só em estrutura, mas também nas colocações dentro dos campeonatos que o time vem disputando. “O nosso grupo é ainda bem novo, composto por meninas de 20 a 24 anos, e temos que trabalhar bastante o lado emocional dessas atletas, para que elas ganhem mais experiência e consigam segurar os resultados positivos. No jogo da disputa pelo terceiro lugar, levamos um susto no começo, mas conseguimos reagir e virar o marcador”, comemora o técnico.
Nas fases classificatórias em que todas as equipes se enfrentaram, o Londrina Basketball venceu por duas vezes a equipe de Maringá, mas perdeu os confrontos contra as equipes de São José dos Pinhais e de Foz do Iguaçu – a última foi a campeã do torneio. “Esse campeonato foi muito importante para nós, pois, no ano passado, nós havíamos ficado com o quarto lugar na competição e, em 2022, conseguimos evoluir o nosso trabalho e brigar pela medalha de bronze. Durante o 1º e 2º turno, nós jogamos muito bem contra as outras equipes, agora é trabalhar para atingir o nosso principal objetivo que é colocar a cidade de Londrina na disputa de uma competição nacional de basquete feminino depois de décadas”, concluiu Júnior.
O projeto de basquete feminino da APVE Londrina Basketball tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe); e apoio da academia Tratore Crossfit, da Casa de Carnes Paraná, Efficience Odontologia, Clínica Início, Lafesp-UEL, Colégio Elite, D’mille Alimentos e Colégio Estadual Pe. Wistremundo R. P. Garcia.