Na manhã desta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou quimonos para alunos da Escola Municipal Eurides Cunha matriculados no projeto de gratuito de karatê ofertado pela SME em conjunto com Associação Oguido Dojo. A entrega aconteceu na sede da escola, que fica na Rua Alvorada, 99, Vila Recreio.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que os projetos esportivos oportunizam o convívio social entre os participantes, por meio de ensinamentos pertinentes de cada modalidade, sua referência histórica cultural, vivências físicas e técnicas, bem como valores e princípios educacionais desenvolvidos pela prática do esporte social. “Por ser projeto de manifestação primária em vivência esportiva, os trabalhos priorizam a sociabilização e fundamentação dos esportes com vistas à formação integral dos estudantes”, explicou.
Atualmente, o projeto de Karatê está atendendo 300 alunos de seis escolas municipais: Ruth Lemos, Padre Anchieta, Melvin Jones, Carlos Dietz, Eurides Cunha, e Moacyr Camargo.
Em 2022, a Secretaria de Educação executou um projeto piloto com oferta de quatro modalidades (judô, circo, teatro e dança), atingindo 1.000 atendimentos em 20 unidades escolares, com um investimento de R$ 400 mil. Neste ano, devido à boa recepção dos projetos por parte das comunidades escolares, a SME está oferecendo, pelo menos, um projeto para cada unidade escolar.
Para que isso acontecesse, no segundo semestre de 2022 foi aberto o chamamento público para 10 modalidades (Judô, Karatê, Taekwondo, Atletismo, Basquete, Futsal, Musicalização, Circo, Dança e Canto Coral), que atendem cerca de 4.700 alunos da rede municipal, mediante um investimento de R$ 1.800.000,00.
Estiveram presentes na solenidade de entrega das vestimentas os alunos matriculados no projeto de karatê; professores e gestores da unidade escolar; os professores, coordenadores e gestores do projeto; o presidente do Associação Oguido Dojo, OSC conveniada da Secretaria Municipal de Educação que conduz os trabalhos nas escolas municipais; e o vereador Eduardo Tominaga.