Jogando em casa, com o apoio de sua torcida, o time do Londrina Futsal enfrenta neste sábado (20) a equipe AACC/Copagril/Marechal Cândido Rondon, estreando pela primeira rodada da 2ª fase do Campeonato Paranaense Feminino 2022 – Série Ouro. O jogo será realizado às 18h no ginásio de esportes da Unopar, no Jardim Piza, região sul. As meninas do Tubarão passaram de fase tendo se classificado na quarta colocação, e agora lutarão para avançar às semifinais da competição estadual, da qual o Londrina já foi 15 vezes campeão na categoria adulto.
Por ter ficado no G-4 da etapa classificatória, na segunda fase a equipe londrinense jogará duas vezes em seus domínios e fará um duelo fora de casa. O Londrina divide o Grupo A com os times AACC/Copagril/Marechal Cândido Rondon, Stein Cascavel e ASEC/PM Cantagalo.
No Grupo B estão mais quatro equipes, a Unifateb/Nossa/Lobascz/ADTB (Telêmaco Borba); Baterias Júpiter/Guibon (Cianorte); Unidep/Pato Futsal; e OLF/Coprossel/Uniguairacá (Laranjeiras do Sul).
Os primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente para a semifinal do Paranaense 2022. Já os times que terminarem na última posição estarão eliminados. Haverá uma terceira fase para definir os outros dois semifinalistas – duelos entre o 2º lugar do Grupo A e o 3º do Grupo B, e do 3º do Grupo A contra o 2º do Grupo B.
A coordenadora do Londrina Futsal, Vanda Sanches, disse que as atletas e a comissão técnica estão concentradas e confiantes para o duelo em casa diante do Marechal. “Jogar em nossa quadra, com o incentivo da torcida é muito importante e pode fazer a diferença. Além disso, outra vantagem de fazer duas partidas em casa na segunda fase é que temos um desgaste menor causado por viagens. Acredito que temos chances de avançar novamente. Na fase de classificação, ficamos em quarto lugar, mas poderíamos ter ficado até melhor posicionadas na tabela, já que fomos derrotadas em confrontos muito disputados contra Cascavel, Telêmaco Borba e Cianorte”, frisou.
Na primeira fase do Paranaense, o Londrina bateu o Marechal Cândido Rondon pelo placar de 2 a 1, jogando na casa das adversárias. “Esperamos vencer novamente, agora em Londrina para tentarmos a vaga na semi. No campeonato do ano anterior, terminamos em 5º lugar e não conseguimos chegar na semifinal”, afirmou.
O Londrina Futsal terá à disposição no jogo deste sábado (20) as alas Dany e Fernandinha, que, juntamente com a técnica Jayne Borim, foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira Sub-20. Elas disputarão pelo Brasil o Sul-Americano Feminino que será realizado em Gramado (RS), de 2 a 10 de setembro.
Os outros confrontos da equipe londrinense pela 2ª fase do Paranaense 2022 – contra Cascavel (fora) e Cantagalo (casa) – ainda não têm datas e horários definidos, uma vez que a Federação Paranaense de Futsal prorrogou o término dessa etapa para o dia 27 de setembro, por conta do calendário apertado.
Sobre o Londrina Futsal – Em atividade há 29 anos, o time é patrocinado pela Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), desde 2002. Além disso, a equipe adulta do projeto joga com as cores do Londrina Esporte Clube, com quem mantém uma parceria.
A equipe do Londrina Futsal é composta por 16 atletas, entre as categorias sub-20 e adulta. E o time também atua na categoria Sub-17. A iniciativa contempla, ainda, uma escolinha para meninas, que treinam às terças e quintas-feiras na Unopar.
A equipe já foi campeã de várias competições, dentre as quais uma vez da Liga Nacional Adulto; 15 vezes do Campeonato Paranaense Adulto, além de ter obtido diversas conquistas nas categorias sub-20, sub-17 e sub-15.