Todos os locais
Todos os locais
Esporte Regional Londrina

Londrina lança polo do projeto “Futebol de Rua” na Escola Haydee Colli Monteiro

30 mar 2023 às 10:08
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Vivian Honorato

Com o objetivo de promover o interesse das crianças pelo esporte, bem como sua formação cultural e humana, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Futebol de Rua lançaram oficialmente, nesta quarta-feira (29), um novo polo do projeto “Futebol de Rua”. Desenvolvida na Escola Municipal Haydee Colli Monteiro (Rua Ave do Paraíso, 139, Jardim Paraíso), a iniciativa contemplará cerca de 100 alunos, do 1º ao 5º ano.


As atividades, que tiveram início há duas semanas, estão programadas para ser realizadas até o fim do ano e são conduzidas às segundas e terças-feiras, pelo professor de Educação Física, Valdir Nunes, e pela pedagoga do Instituto Futebol de Rua, Fabíola Souza. No total, quatro turmas de estudantes fazem parte do projeto, sendo que cada uma delas participa da ação uma vez por semana, em seu período de contraturno.


Para as crianças que estudam de manhã, as atividades vão das 13h30 às 17h30, enquanto os alunos do período da tarde participam entre as 7h30 e as 11h30. Ao todo, são quatro horas de atendimento por semana. 


Além de trabalhar conteúdos teóricos e práticos relacionados ao esporte, a proposta também abrange atividades culturais e de cidadania, como festivais de futebol de rua e ações de plantio de árvores. A ação conta com patrocínio da empresa Guaraná Antarctica, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, que permite a dedução de até 1% do Imposto de Renda devido por pessoas jurídicas em prol de iniciativas sociais ligadas ao esporte.


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, frisou que a iniciativa oportuniza que as crianças passem mais tempo na escola e enriquece a Rede Municipal de Ensino. “Londrina está sempre na vanguarda, com diversas parcerias, a fim de levar arte, cultura e esporte para os nossos alunos.

Outras notícias

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 08-10-24

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 01-10-24

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 27-09-24


O esporte é muito importante, porque além de promover o bem-estar físico e mental, também atua na formação humana, promovendo socialização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer, e é isso que precisamos passar para os nossos alunos”, disse.


Alexandre Segantin, do Apoio Pedagógico em Educação Física da SME, destacou que o projeto utiliza o esporte como ferramenta educacional. “A pedagoga faz o trabalho dos valores que envolvem a prática do esporte, e há eixos que são trabalhados semanalmente, além da prática de duas horas do futsal. É uma política desta gestão oferecer projetos esportivos e culturais para os alunos da rede. Há muitas famílias que não têm condições de oferecer o acesso a isso para seus filhos e, muitas vezes, o lugar mais seguro para essas crianças é a escola. Então, é esse o motivo do investimento em projetos esportivos e culturais na rede, ou seja, ofertar o acesso para crianças em vulnerabilidade social e oferecer outras experiências pedagógicas, além da escolaridade”, apontou.


A coordenadora de Esportes do Instituto Futebol de Rua, Taís Pastre, enfatizou sua satisfação em estar na cidade de Londrina e agradeceu à Prefeitura pela parceria. “Nós atuamos em todas as regiões do Brasil, levamos todos os materiais esportivos e pedagógicos para a escola, e as oficinas visam a formação humana e esportiva, com a metodologia do Instituto Futebol de Rua. Nosso objetivo principal é possibilitar o acesso ao esporte para as crianças em situação de vulnerabilidade social, para que elas possam compreender a importância da formação humana e esportiva e das regras para a vida, dentro e fora das quadras. Ao longo do ano, vamos promover eventos esportivos e atividades culturais”, informou.


No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Futebol de Rua iniciaram essa parceria através da implantação de um polo do projeto na Escola Municipal José Gasparini, localizada no Conjunto Habitacional Farid Libos. Naquela edição, que foi patrocinada pela empresa Aché e esteve em vigor até dezembro, a iniciativa contemplou 80 alunos entre 7 e 13 anos de idade.


A abordagem do projeto tem como foco o futebol-arte, focado em dribles. As crianças jogam em times de três contra três, e enquanto cada gol vale só um ponto, os dribles contam três pontos, o que é um incentivo para que os alunos desenvolvam suas habilidades e coordenação motora. A principal regra é o fair play, que estimula as crianças a não só se comportar bem em quadra, mas também em casa, na escola e com os amigos, para que os valores do esporte também sejam trazidos para a vida delas.


Instituto Futebol de Rua – Desde sua criação, em 2006, o Instituto Futebol de Rua já contemplou mais de 30 mil crianças em situação de vulnerabilidade social. Com sede principal em Curitiba, a entidade sem fins lucrativos hoje atua em 73 núcleos, 59 cidades e 20 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 7.500 meninos e meninas, entre 8 e 17 anos, em diversos projetos sociais, e conta com 142 professores. O instituto conta com metodologia exclusiva, com aulas de formação humana ao futebol, a fim de promover a transformação social.


Participaram, também, do lançamento do projeto, a diretora da Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, Luzia Gilles Dias, além da equipe da SME e a comunidade escolar. 

Veja também

Relacionadas

Os Donos da Bola Interior
Imagem de destaque

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 25-09-24

Os Donos da Bola Interior
Imagem de destaque

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 24-09-24

Os Donos da Bola Interior

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 23-09-24

Os Donos da Bola Interior

Acompanhe na íntegra Os Donos da Bola Interior de 20-09-24

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Acidente no Centro de Londrina deixa motoristas feridas e carro tombado

Cidade
Londrina e região

Homem morre após ter uma parada cardiorrespiratória no Calçadão, em Londrina

Cidade
Londrina e região

"Tijolinho" é desocupado durante ação da polícia; proprietário pretende demolir prédio

Economia
Brasil

Regras do pix vão mudar a partir desta sexta-feira; saiba como irá funcionar

Cidade
Londrina e região

UBSs não funcionam nesta sexta-feira com mudança de feriado em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.