Pelo segundo ano consecutivo, Londrina sediará o Paraná Combate, evento organizado pela Secretaria do Esporte do Paraná e que conta com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Programadas para ocorrer entre 11 e 16 de outubro, as competições abrangem dez modalidades, nas categorias masculina e feminina, divididas por faixa etária (adulto e jovens entre 15 e 17 anos): boxe, capoeira, judô, jiu-jitsu, karatê, taekwondo, muay thai, kung fu, kickboxing e wrestling.
Sete locais sediarão os eventos, sendo eles o Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes, Centro Esportivo Maria Cecília, campus da Unifil, Colégio Estadual Vicente Rijo, Sesc Norte, campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Escola de Lutas de Cambé. A entrada para todas as atividades será gratuita e, a partir de segunda-feira (3), a FEL divulgará a agenda das competições em seu perfil no Instagram (clique aqui para acessar).
O Governo do Paraná está investindo aproximadamente R$ 1,8 milhão na realização do Paraná Combate. No total, Londrina receberá mais de 4 mil pessoas que virão para as competições, entre atletas, membros de comissões técnicas e outros integrantes das 625 equipes participantes, que representam 77 municípios paranaenses. Para acomodar as delegações, o Município estabeleceu parcerias com 20 escolas estaduais localizadas em Londrina, que estão montando alojamentos em seus espaços.
O presidente da FEL, Marcelo Oguido, destacou que, neste ano, o Paraná Combate terá um porte bem maior do que a primeira edição do evento, realizada em 2021, durante a pandemia. “Estamos muito satisfeitos por termos a oportunidade de receber novamente o Paraná Combate, e agora com força total e previsão de público bem maior, já que as restrições referentes à pandemia de Covid-19 não estão mais em vigor. Nos últimos anos, Londrina vem sediando diversos eventos esportivos importantes, e o Paraná Combate se somará a eles, incentivando a prática de esportes, aquecendo a economia local devido ao grande volume de pessoas que vêm para cá e ajudando a consolidar Londrina como polo esportivo”, frisou.
De acordo com o coordenador de Esportes de Rendimento do Paraná Esporte, Emerson Venturini, Londrina foi escolhida para sediar novamente as competições por ter uma infraestrutura esportiva forte. “Temos grandes expectativas e estamos certos de que Londrina entregará um grande evento. Em 2021, tivemos que adaptar o Paraná Combate às circunstâncias, e por isso achamos justo que Londrina sediasse novamente as competições. Dessa vez, os jogos serão realizados com carga máxima, movimentando a cidade”, disse.