A Londrina/FEL/IPEC é a equipe com maior número de convocados para defender a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-18 de atletismo, que será realizado entre 9 a 11 de setembro, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. No total, o time londrinense terá 10 representantes no time verde e amarelo. A convocação foi realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Foram chamados para o Sul-Americano Sub-18 os atletas Júlia Ribeiro (Colégio Ética – 400 metros rasos), Paulo Henrique Romualdo (110 metros com barreiras e revezamento 4 x 100 metros), Ruan Miguel Souza (400 metros com barreiras), Leticia Evelyn Lopes (400 metros), Bianca Davi de Souza (2000 metros com obstáculos), Camila Flach (arremesso do peso e lançamento do disco), Matheus Gama (Colégio Ética – 200 metros rasos), Luis Felipe Abílio (lançamento do martelo), Gabriel Tavares (salto em altura) e Luiza Camargos Batista (salto com vara).
A convocação desta semana é mais uma marca importante na história da equipe londrinense, que pela primeira vez coloca 10 atletas de uma só vez para representar a seleção brasileira numa competição internacional. Com mais essa dezena de chamados, o time também alcança 35 convocações em diversas categorias somando atletas e treinadores 2022, e tem a temporada com maior número de chamados em sua história.
O técnico Gilberto Miranda exalta mais esse feito e atribui a conquista ao trabalho realizado nos últimos anos. “A cada ano temos trabalhado intensamente para melhorar a estrutura oferecida a atletas e comissão técnica, além de uma filosofia totalmente voltada para o desenvolvimento contínuo do atleta, sem pular etapas. Soma-se a isso também o nosso trabalho de detecção, com programas específicos e direcionados. Isso tudo reflete esses resultados, como essas convocações e as boas campanhas feitas em campeonatos nacionais interclubes”, apontou o treinador.
No total, a delegação brasileira terá 66 atletas – 32 no feminino e 34 no masculino. Os competidores foram chamados seguindo os critérios fixados pela CBAt (os campeões do Campeonato Brasileiro da categoria, disputados em Bragança Paulista (SP) na semana passada e os atletas mais bem colocados no ranking brasileiro sub-18.
É a segunda vez no ano que a equipe londrinense servirá de base para a seleção brasileira. A primeira foi nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizado em maio, na Argentina. Na oportunidade, os atletas londrinenses foram destaque no título brasileiro em solo argentino, com seis medalhas, sendo quatro ouros, uma prata e dois bronzes, além de um novo recorde da competição estabelecido e uma classificação para Mundial.