Durante o último sábado (22) e domingo (23), quatro atletas da equipe de Paracanoagem de Londrina participaram da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Juntos, os atletas londrinenses conquistaram seis medalhas ao longo dos dois dias de competição: três ouros, duas pratas e um bronze. A equipe conta com patrocínio da Prefeitura, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, parabenizou os atletas e a comissão técnica, destacando que Londrina é um celeiro de bons atletas, não só no esporte como no paradesporto. “A paracanoagem vem obtendo resultados muito importantes e expressivos para Londrina. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, e o apoio da Prefeitura faz a diferença, ajudando os atletas nas despesas com viagens, hospedagem e alimentação. Vamos continuar a fomentar essa e outras iniciativas, com o objetivo de que o paradesporto se desenvolva cada vez mais em nossa cidade”, frisou.
O técnico da equipe londrinense, Gelson Moreira Souza, destacou que atualmente o grupo de paracanoístas é composto por 11 atletas, mas que apenas quatro deles participaram da Copa. “Nossa delegação foi formada pelos atletas Anderson Benatti, Brenda Kelen, Erick Fernando e Eduardo Antonio Nascimento, pois eles eram os nossos representantes que estavam aptos a participar desta competição. O bicampeão mundial, Igor Tofalini, e o medalhista de prata em Tóquio, Giovane Vieira, já estão no Centro de Treinamento da Seleção Olímpica de Paracanoagem, participando de treinos voltados às Olimpíadas de Paris, em 2024”, contou.
Pela primeira vez, a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem aconteceu simultaneamente ao Campeonato Interclubes de Remo e Para-Remo. Outra novidade desta edição é que os atletas da paracanoagem foram divididos em três categorias por idade – Adultos, Sub-18 e Sub-15 –, ampliando as chances de medalha para os mais jovens. Além disso, o evento também serviu como seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem que será realizado no Chile, em novembro. “Os atletas serão selecionados por uma comissão técnica baseada nos dados do ranking de atletas de 2022”, explicou o técnico.
Atualmente, a equipe londrinense de paracanoagem treina no Iate Clube de Londrina e, além do Feipe, conta com o apoio do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC). Durante a Copa, os atletas londrinenses competiram nas categorias KL1 200m, KL2 200m, KL1 com caiaque e VL2 com canoa havaiana. Confira os resultados:
Anderson Mario Miranda Benatti (medalha de prata na categoria KL1 200m)
Brenda Kelen Fernandes de Almeida (medalha de prata na categoria KL1 200m)
Erick Fernando Gomes Farias, de 17 anos (5º lugar na categoria KL2 200m Adultos, mas ganhou uma medalha de ouro por se enquadrar na categoria sub 18)
Eduardo Antonio Nascimento de Lima, de 14 anos (medalhas de ouro nas categorias KL1 com caiaque e VL2 Adultos – com canoa havaina, ficando em 5º lugar no geral e em 1º na categoria sub15)