Todos os locais
Todos os locais
Agro
Brasil

Carnes de frango e suínos podem ficar mais baratas; entenda

Projeto que amplia a desoneração tributária para as carnes de frango e suínos foi aprovado pela Comissão de Agricultura do Senado
16 ago 2024 às 09:52
Por: Band
- Envato Elements

As carnes de frango e de suínos pode ter uma significativa redução de preços nos próximos meses. Isso porque foi aprovado, nesta quarta-feira (14), pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, um projeto que prevê mais desoneração tributária para as cadeias produtivas das carnes de aves e suínos. Agora, o projeto segue para a aprovação da na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).


De autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), o projeto propõe uma mudança na Lei nº 12.350, de 20 de dezembro de 2010, para expandir o regime de suspensão da incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins sobre a venda no mercado interno de aves e reprodutores suínos.


A proposta busca ampliar a desoneração tributária da cadeia produtiva de carnes suínas e de aves, semelhante ao regime já aplicado ao setor bovino, mas que, até então, não abrangia completamente essa cadeia produtiva. O projeto de lei busca corrigir essa situação, estendendo o benefício para mais produtores, o que ajudaria a reduzir custos, aumentar a eficiência e promover o crescimento do setor agropecuário no país.


A senadora Tereza Cristina ressalta que a medida aperfeiçoa o regime tributário do setor, promovendo maior eficiência e contribuindo para o crescimento da economia nacional. “A proposta corrige uma lacuna na legislação vigente, que havia deixado de fora importantes segmentos de produtores rurais, especialmente pessoas físicas envolvidas na suinocultura e avicultura.”


O relator, senador Alan Rick, destacou que a aprovação do projeto traz mais justiça fiscal, estimulando a eficiência do setor e gerando impactos positivos para pequenos e médios produtores rurais em todo o país. “A aprovação deste projeto fortalecerá a agricultura familiar e promoverá equidade na tributação em relação a outros segmentos de carnes e dentro da própria cadeia produtiva”, afirmou o senador.


O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) também destacou a importância da expansão dos incentivos fiscais. Ele ressaltou que essa medida é importante para fortalecer a base do agronegócio brasileiro, especialmente para os pequenos e médios produtores. “Com a aprovação deste projeto, estaremos não apenas apoiando o setor de aves e suínos, mas impulsionando o crescimento sustentável da agropecuária em todo o país”, afirmou o senador.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Biofábrica do orquidário da UEL pode ajudar setor a se tornar autossuficiente no Paraná

Agro
Imagem de destaque

Embrapa apresenta Programa Soja de Baixo Carbono para produtores em Londrina

Agro

Brasil está entre os 10 maiores produtores de morango do mundo

Agro

Secas e queimadas no Brasil deixam alimentos mais caros a partir da próxima semana

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher é encontrada vagando após ser torturada, violentada e obrigada a cavar cova

Cidade
Londrina e região

“Tadinha, tive que fazer isso aí”, diz homem preso por matar a namorada em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Homem morto em Cascavel havia sido preso suspeito de liderar quadrilha de roubo a cargas

Cidade
Paraná

Paraná volta a ficar frio e chuvoso a partir de domingo; confira a previsão do tempo

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em grave acidente na PR-323, próximo ao trevo da Warta

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.