Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Agro

Cidades do Paraná se destacam na distribuição de mudas nativas

08 ago 2023 às 15:09
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: IAT

Para que lado Paraná está ficando ainda mais verde? Um levantamento do Instituto Água e Terra (IAT) revelou que os viveiros florestais de Curitiba, Guarapuava e Campo Mourão foram os que mais se destacaram na distribuição de mudas nativas. As regionais responderam por mais de 25% das 8 milhões de árvores distribuídas pelo Governo do Estado desde 2019, por meio do programa Paraná Mais Verde. Foram entregues cerca de 2,1 milhões de mudas nas cidades atendidas pelas três divisões do IAT, com destaque para a angico-gurucaia, aroeira-pimenteira e a pitanga.


O viveiro florestal com maior participação na restauração do bioma paranaense foi o de Curitiba, com 902.043 mudas, seguido pela regional de Guarapuava, com 658.996, e Campo Mourão, com 526.002. As 8 milhões de mudas distribuídas pelo Estado equivalem à restauração de 7 mil hectares ou a 7 mil campos de futebol.


“Todas essas mudas são nativas da Mata Atlântica, inclusive muitas delas em risco de extinção. O resultado é a recuperação de áreas degradadas por todo o Paraná, como as matas ciliares de rios”, afirma o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik, fazendo referência especialmente ao trabalho desenvolvido pelo instituto no Rio Iguaçu, que corta o Paraná.


O objetivo do programa Paraná Mais Verde, destaca ele, é incentivar o plantio de árvores ameaçadas de extinção, promovendo o crescimento econômico, a sustentabilidade, o reflorestamento e a recuperação de áreas desmatadas. “Dentro do Paraná Mais Verde existe uma linha de ação de incentivo às espécies ameaçadas de extinção. A araucária, símbolo do Paraná, é uma das mais procuradas pela população”, diz o gerente.


VIVEIROS – A Divisão de Produção de Mudas Nativas do IAT é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sementes, bem como produção das mudas e sua disponibilização gratuita à população.

Outras notícias

Salários no agro chegam a R$ 75 mil com foco em tecnologia e gestão

Produtores gaúchos deixam de faturar R$ 126 bi por problemas climáticos

Preços agropecuários recuam em novembro, mas acumulam alta de 10,2%


Para isso, conta com a atuação dois laboratórios de sementes – em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e em Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste) – para auxiliar no abastecimento dos 19 Viveiros Florestais do IAT através da coleta, armazenamento e distribuição das sementes para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, sendo 25 delas consideradas ameaçadas de extinção.


Os 19 viveiros estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin.


COMO SOLICITAR – Os interessados podem solicitar mudas por meios digitais, como o aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store (modelos Android).


Ao fazer o pedido para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro escolhido. Basta ligar para o local para agendar quando buscar.


Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O requerente poderá acompanhar a solicitação e será informado quando for aprovada ou reprovada. Após a liberação, poderá pegar as mudas no viveiro selecionado.


É possível também registrar a solicitação através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). É um caminho que permite aos usuários a requisição de mudas nativas e consultas relacionadas ao requerimento feito pela internet através do endereço www.sga.pr.gov.br.


Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Preços da carne bovina têm alta no final de 2025

Agro
Imagem de destaque

Demanda de fim de ano eleva preços de cortes suínos no atacado

Agro

Exportações de café brasileiro têm queda em volume, mas receita sobe 11% na safra 2025/26

Agro

Mato Grosso bate recorde e exporta 112,8 mil toneladas de carne bovina

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Homem agride jovem e é morto a tiros pelo pai dela no Paraná

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto dentro de empresa no final da Avenida Jamil Scaff

Cidade
Cascavel e região

Caminhão carregado com suínos cai em ribanceira na PR-180 em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Imagens de Nossa Senhora Aparecida permanecem intactas após grave acidente em Apucarana

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.