Todos os locais
Todos os locais
Agro

Embaixadores conhecem a capacidade produtiva da agroindústria

22 nov 2022 às 19:46
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: Evandro Fadel SEAB

Representantes das embaixadas de El Salvador, Guatemala, Irã, Panamá e Reino Unido visitaram nesta terça-feira (09) a C.Vale, em Palotina, no Oeste, com o objetivo de conhecer o processo de produção da cooperativa. A capacidade produtiva do Estado, com respeito ao meio ambiente e às normas sanitárias, foi bastante elogiada. Os convidados puderam acompanhar todo o processo industrial nas unidades de peixe e frango.


A visita foi acompanhada pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “A vinda dos representantes desses países sinaliza para uma aproximação, para uma prospecção de mercado, e fortalece as relações comerciais para ampliar o nosso esforço de vender a produção paranaense para o mundo”, disse.


O presidente da C. Vale, Alfredo Lang, destacou a história de quase 60 anos da cooperativa que congrega pequenos, médios e grandes produtores. “Mas estamos muito focados nos pequenos”, salientou. “Uma das coisas que mais chama a atenção é que as comunidades tinham começado a esvaziar e ir para a cidade, mas agora acontece o inverso, eles moram nas comunidades, estão com mais conforto, com área pequena de terra, bem diversificada, bem explorada tecnicamente. O pequeno produtor ganha dinheiro”.


O embaixador do Panamá, Miguel Lecaro Bárcenas, que visitou o Paraná pela primeira vez, salientou o fato de Brasília ser uma cidade administrativa e diplomática, mas distante do Brasil de verdade. “É preciso sair de Brasília para conhecer o País, o Brasil trabalhador, o empreendedor, e este é um exemplo magnífico porque vemos produção com sanidade e também muito cuidado com o meio ambiente”, afirmou.


Segundo Bárcenas, a visita ao Paraná e à cooperativa representa uma grande oportunidade. “Oportunidade de aprendizagem, de intercâmbio, de comércio”, enumerou. Ele apresentou o Panamá como “plataforma logística muito importante”. “Qualquer empresa que estabelecer um ponto no Panamá não tem só o mercado do país, tem o mercado da América Central e do Caribe”, disse.

Outras notícias

Cinturão Citrícola passa pela quinta safra consecutiva de baixa produção

Safra paulista 2023/24 registra crescimento nas produções de arroz e sorgo

Plantio e consumo de alimentos orgânicos aumenta; entenda o caso


O diretor de Comércio da Embaixada do Reino Unido, Martin Maccombe, ressaltou a importância do Paraná no setor de agroindústria. O Estado é o maior produtor de frango e peixe do Brasil, e tem a segunda maior cadeia produtiva de suínos da Federação. “É importante estar aqui para ver as indústrias de produção, para ver a qualidade dos sistemas, o cuidado com o meio ambiente, ver como tudo funciona para dar mais confiança às pessoas de nosso país”, disse.


Com participação de mais de 300 produtores, IDR-Paraná promove o 4º Torneio de Silagem

A ministra conselheira e encarregada de Negócios da Embaixada de El Salvador, Iveth Zoraida Pineda Panameño, acentuou o compartilhamento de experiências com o Estado do Paraná, onde o país instalou um Consulado Honorário. “Tentamos fazer parcerias em cultura, e precisamos seguir avançando porque o Estado tem grande experiência com a agricultura”, destacou. “Nosso país também está reativando a agricultura e esta visita é muito importante”.


O embaixador do Irã, Hossein Gharibi, afirmou que o Paraná e o Irã já têm uma boa relação comercial. Eles fornecem fertilizantes, e o Estado envia soja, milho, carne de boi e de frango. “As empresas iranianas estão sempre em contato com Paranaguá, e essa relação é importante”, disse.


C.VALE – A C.Vale é uma cooperativa agroindustrial com atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Possui 182 unidades de negócios, mais de 25.500 associados e 13.300 funcionários. Destaca-se na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, e atua na prestação de serviços, com mais de 260 profissionais que dão assistência agronômica e veterinária aos associados.


PRESENÇAS – Também estiveram presentes a ministra conselheira da Embaixada da Guatemala, Lissete Ordoñez Saénz; a analista comercial da Embaixada do Reino Unido, Thaysa Caracas de Oliveira; o vice-chefe de missão do Panamá, Zuriany Zadday Rodriguez; e o assessor técnico da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Agricultura, Marco Túlio Santiago.

Veja também

Relacionadas

Agro
Imagem de destaque

Semeadura do milho começa a ganhar ritmo em regiões do Brasil

Agro
Imagem de destaque

Preços dos ovos seguem recuando em setembro com grande oferta no Brasil

Agro

Preço médio semanal da mandioca atinge maior patamar do ano

Agro

Parte do Paraná teve o inverno mais quente em quase três décadas, aponta Simepar

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Agricultor sai para comprar parafusos e morre ao bater em árvore na PR-437

Cidade
Cascavel e região

Oficial do Bpfron fala sobre prisão de "Norteño" suposto chefe do PCC no Paraguai

Cidade
Londrina e região

Tarólogo prevê mau presságio na vida de cantor Gusttavo Lima envolvendo avião

Cidade
Londrina e região

Duplo acidente: motociclista é atingido por roda e curioso bate na traseira de outro carro

Cidade
Londrina e região

Paraná Pesquisas divulga os novos números da corrida eleitoral em Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.